Notícias

por Interlegis — publicado 11/02/2021 15h16, última modificação 23/02/2021 16h13
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Omar Nogueira destaca pleitos atendidos pela Prefeitura de Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 27/10/2021 12h59, última modificação 27/10/2021 12h59
Vereador ressaltou luta pela melhoria na periferia da cidade
Omar Nogueira destaca pleitos atendidos pela Prefeitura de Mossoró

Vereador Omar Nogueira. Foto: Edilberto Barros/CMM

O vereador Omar Nogueira (Patriota) listou pleitos do mandato dele, que foram atendidos nesses 10 primeiros meses de gestão do prefeito Allyson Bezerra (SD),  durante a sessão ordinária de hoje, 27. O vereador destacou melhorias para zona rural e urbana de Mossoró.

Como exemplo da disponibilidade da atual gestão municipal em atender as demandas da população, Omar Nogueira citou uma requisição de moradores do Sítio Ema e Sítio Santo Antônio. “No último sábado, em visita à zona rural, um morador pediu apoio para melhorar a estrutura da UBS que atende aquela região dos sítios Ema e Santo Antônio. Falei com o prefeito as providências já estão sendo tomadas”, garantiu.

Outro exemplo foi o calçamento da rua Maximiano Urbano de Sales. “Uma espera de 11 anos daqueles moradores que viviam em meio a poeira e lama. Ninguém conseguia sentar na calçada. Fizemos o pleito e o prefeito atendeu”, disse Omar.

De acordo com Omar Nogueira, muita coisa ainda precisa ser feita na cidade. “Mas podemos ver, nesses primeiros meses, a disposição da atual gestão para trabalhar em prol do povo. E eu continuarei cobrando as melhorias e fiscalizando”, garantiu.

Campanha Lixo Zero: Câmara Municipal realiza audiência sobre reciclagem

por Amanda Santana Balbi publicado 27/10/2021 12h55, última modificação 27/10/2021 12h55
Proposição é do vereador Paulo Igo

A Câmara Municipal de Mossoró vai realizar uma audiência pública com o tema “Lixo Zero, na manhã desta quinta-feira, a partir das 9h. A iniciativa faz parte de uma campanha do Instituto Lixo Zero e foi solicitada pelo vereador Paulo Igo (SD).

Na ocasião, as autoridades presentes vão debater a reciclagem do lixo e as possibilidades de manejo do lixo na cidade de Mossoró. A audiência será transmitida ao vivo pela TV Câmara Mossoró canal 23.2 TCM e pelo site www.mossoro.rn.leg.br .

Lucas das Malhas destaca outubro como mês da saúde da mulher

por Regy Carte publicado 27/10/2021 12h35, última modificação 27/10/2021 12h38
Vereador agradece pelas ações do município no bairro 13 de Maio.
Lucas das Malhas destaca outubro como mês da saúde da mulher

Vereador Lucas das Malhas renova compromisso com o povo de Mossoró


Por Sérgio Oliveira 

A programação do Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, com ações voltadas especificamente para as mulheres, voltou a ser tema de debate no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, nesta quarta-feira (27). O assunto foi levantado pelo vereador Lucas das Malhas (MDB), destacando as ações com as quais esteve envolvido. Entre outros temas do seu pronunciamento, também comentou as ações da Prefeitura de Mossoró no Planalto 13 de Maio e bairros vizinhos na região do grande Alto de São Manoel.

Encerrando o mês de outubro, muito importante para a saúde da mulher, o vereador lembrou mais uma vez do Outubro Rosa, período de combate ao câncer de mama. “Lembro do Caminhão Sesc Mulher como muito importante nessa luta, e agradeço ao presidente da Câmara, Lawrence Amorim (SD), e a vereadora Carmen Júlia (MDB) pelo apoio dispensado na programação”, reconheceu.

Na sequência, Lucas das Malhas falou que o seu mandato se preocupou em apoiar e, entre suas ações, foi até à capital cearense, Fortaleza, onde visitou a Casa da Mulher Brasileira, passando a defender a sua construção também em Mossoró. A pedra fundamental já foi lançada e o vereador espera que seja concluída o mais rápido possível para melhor assistir as mulheres mossoroenses.

Projeto

Seguindo com seu raciocínio voltado à saúde da mulher, Lucas das Malhas pediu aos seus pares apoio a uma proposta de sua autoria, denominada Projeto de Lei Saúde Mulher. A ideia é solicitar ao município que mensalmente realize ações que venham beneficiar a saúde da mulher: um dia de cada mês, em uma unidade básica de saúde de Mossoró, com ações destinadas a elas.

“Não podemos permitir que elas sejam atingidas por problemas que poderiam ser detectados em um exame e iniciar de imediato o tratamento”, sentenciou. O vereador concluiu o tema manifestando sua fé que o projeto seja aprovado na Casa, lembrando que este já conta com a sinalização positiva do prefeito.

Planalto

Ao mesmo tempo que usa a tribuna para fazer algumas reivindicações, o vereador Lucas das Malhas reserva espaço para agradecer. “Desde já quero fazer um agradecimento à gestão municipal pelas ações que vem sendo realizadas no Planalto 13 de Maio e bairros vizinhos”, manifestou Lucas, acrescentando que o setor vem sendo bem assistido por algumas situações indicadas por esse vereador e outros colegas com atuação no bairro.

Lucas lembrou que é um vereador representante de Mossoró, porém dispensa atenção especial pelo bairro 13 de Maio, onde nasceu.

Seguiu Lucas o seu agradecimento pelas benfeitorias que chegam ao bairro, por exemplo, hoje contando com 100% de iluminação com luz de LED. Para beneficiar os desportistas, atendendo uma solicitação feita junto ao secretário de Esportes, Júnior Xavier, foi iniciada a construção de um campo de futebol e recuperação do conhecido campo da Caixa D`água. Outro benefício foi a operação tapa buraco na rua Márcio Júnior e segue a mesma operação em outras ruas do bairro. Também foi aberto diálogo com o prefeito Allsyson Bezerra (SD) para asfaltar a principal via do Planalto, beneficiando as famílias ali residentes como também de comunidades vizinhas.

Outro ponto beneficiado foi a recuperação da praça da UPA, que estava com suas grades de apoio danificadas e, após o pleito do seu mandato, a manutenção foi realizada.

Atendendo um pedido das lideranças comunitárias do conjunto Liberdade, a faixa de pedestre foi reaberta na rua Sérvulo Marcelino. A situação anterior, com a faixa apagada, estava prejudicando alunos da Escola Maria Estela, e o serviço já foi feito. “Meu último registro, e essa é uma luta antiga de 2009 com a ex-vereadora Maria das Malhas, diz respeito à reforma da Praça da Liberdade. Uma espera antiga dos moradores que agora aguardam ansiosos pela conclusão do serviço”, disse.

Em relação aos serviços na praça, a fase é de colocação dos aparelhos de academia para a terceira idade, já em fase de conclusão. Com essa obra, reforça o vereador, a população terá condições de praticar suas atividades esportivas e físicas. De acordo com Lucas das Malhas, é um momento importante para o bairro 13 de Maio, onde também morou o prefeito Allyson Bezerra.

Naldo Feitosa fala das ações do mandato com apoio do Executivo

por Regy Carte publicado 27/10/2021 12h25, última modificação 27/10/2021 12h39
Vereador destaca pleitos atendidos em favor da população
Naldo Feitosa fala das ações do mandato com apoio do Executivo

Vereador Naldo Feitosa ressalta ações da gestão municipal

 

Por Sérgio Oliveira

 

Utilizando a tribuna da Câmara Municipal de Mossoró durante o pequeno expediente, nesta quarta-feira (27), o vereador Naldo Feitosa (PSC) aproveitou para enumerar obras realizadas pela Prefeitura de Mossoró. De acordo com o parlamentar, são serviços que foram indicados pelo seu mandato e atendidos pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), aproveitando para agradecer a atenção recebida por parte do Executivo Municipal. 

Entre os pleitos, citou a recuperação da iluminação na avenida Alberto Maranhão, registrando que já passou pelo local e observou a presença de uma equipe da Prefeitura realizando o serviço. “Outro problema na mesma avenida são os buracos deixados pela Caern, que não trabalhou direito. O prefeito já prometeu recapear o trecho danificado”, anunciou.

Em seguida, o vereador Naldo Feitosa lamentou a situação, dizendo que os recursos poderiam ser destinados para recuperação de outras vias, mas, infelizmente, a Caern não consegue cumprir com sua obrigação. 

Outro benefício que em breve será entregue a população trata da reinauguração da Praça da Pirâmide no Alto da Conceição. Esse é um sonho antigo, disse Naldo, que a população agora aguarda para ter de volta o espaço que necessitava da uma reforma. Na mesma região da cidade, zona sul, a Prefeitura também já providenciou praticamente 100% da iluminação de LED no bairro Belo Horizonte. 

Área rural

Além da zona urbana, a Prefeitura também tem chegado, atendendo suas indicações, na zona rural. O vereador narrou que visitou a zona rural, citando como exemplo a comunidade de Picada, onde presenciou homens trabalhando na recuperação da sua via de acesso.

“Mossoró ainda não atingiu o nível de satisfação que desejamos, porém hoje a cidade tem um prefeito que trabalha e, em apenas 10 meses, já atendeu vários pleitos da população”, comentou, acrescentando que, apesar do pouco tempo, muito já foi feito pelo prefeito Allyson Bezerra.

Zé Peixeiro pede mais atenção com zona rural

por Regy Carte publicado 27/10/2021 12h09, última modificação 27/10/2021 12h09
Vereador relatou visita a comunidades rurais, onde diz ter constatado dificuldades
Zé Peixeiro pede mais atenção com zona rural

Vereador Zé Peixeiro reforça cobranças à Prefeitura de Mossoró

O vereador Zé Peixeiro (Progressistas) pediu à Prefeitura de Mossoró mais atenção com a zona rural, em pronunciamento na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (27). Ele relatou recente visita a comunidades rurais, onde diz ter constatado dificuldades diversas.

É o caso, segundo o parlamentar, de falta de apoio ao pequeno produtor rural, decorrente, sobretudo, da escassez de água. Zé Peixeiro afirma que o abastecimento é insuficiente e inexistem projetos para irrigação, como na região do projeto de assentamento Apodi.

“Visitamos, nos últimos dias, Passagem de Pedras, sítios Ema, Santo Antônio, conversando com lideranças comunitárias, ouvindo o povo. Falta atendimento médico e muita coisa, as pessoas estão se mudando por falta de condições de lá permanecer”, alerta.

Segundo o vereador, é preciso mostrar a realidade na Câmara, e essa é uma das funções do vereador. Tem galeria com mato, o período chuvoso estpa se aproximando. Vejo descaso com o conjunto Nova Vida, pessoas passando sede e fome. A situação é triste”, avalia.

Marleide Cunha exalta importância do servidor público

por Regy Carte publicado 27/10/2021 12h07, última modificação 27/10/2021 12h07
Segundo a vereadora, é o servidor que propicia, no dia a dia, o acesso da população aos serviços públicos
Marleide Cunha exalta importância do servidor público

Vereadora Marleide Cunha: em defesa do servidor público

Por ocasião do Dia do Servidor Público, amanhã (28), a vereadora Marleide Cunha (PT) homenageou servidoras e servidores públicos das três esferas de governo (municipal, estadual e federal), em pronunciamento da Câmara Municipal de Mossoró, nesta quarta-feira (27).

Segundo a parlamentar, é o servidor público que propicia, no dia a dia, o acesso da população aos serviços públicos. “Portanto, não é verdade que servidor público não quer trabalhar, que é marajá. O servidor ajuda a materializar o atendimento à população”, frisou.

Marleide Cunha renovou defesa da categoria, ao repudiar tentativas de “criminalização da imagem do servidor público e do processo de desvalorização do servidor público, inclusive, na esfera municipal”.

Ressaltou Dia de Luta em defesa do servidor público, ontem (26), em frente ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) por mais valorização da categoria.

Marleide também repudiou o que considera desvalorização do servidor público efetivo da Prefeitura. É o caso, segundo ela, de servidores experientes “descartados” e dificuldade de progressão profissional automática. “Continuamos atentos em defesa do servidor”, assegura.

Lamarque Oliveira enaltece importância da audiência sobre abastecimento de água em Mossoró

por Sérgio Oliveira publicado 26/10/2021 15h05, última modificação 26/10/2021 15h05
Vereador parabenizou presidente da Casa pela iniciativa
Lamarque Oliveira enaltece importância da audiência sobre abastecimento de água em Mossoró

Vereador Lamarque Oliveira. Foto: Edilberto Barros/CMM

A boa repercussão da audiência pública realizada na Câmara Municipal, tratando do tema “Abastecimento de água em Mossoró”, zonas urbana e rural, voltou a ser citado, desta vez na sessão ordinária da terça-feira, 26. Quem retornou ao assunto foi o vereador Lamarque Oliveira (PSC), começando o seu pronunciamento parabenizando o vereador autor da proposta da audiência, Lawrence Amorim, presidente do legislativo mossoroense. Na sequência, destacou os pontos por ele levantados durante os debates que contaram com as presenças da direção local e estadual da empresa de abastecimento.

O vereador Lamarque focou suas cobranças na deficiência no abastecimento e falta de investimentos na cidade de Mossoró por parte da Caern. Citou ruas de diferentes bairros que sentem a ausência de um serviço de qualidade, por exemplo, quando a Caern realiza um serviço e deixa o buraco na rua, prejudicando seriamente o trânsito. “É preciso que a Caern cobre das terceirizadas um serviço de melhor qualidade”, reforçou. Entre outras artérias do perímetro urbano, o parlamentar citou trechos da importante Av. Alberto Maranhão nos quais enfrentam situação de quase não poder transitar devido ao trabalho pouco responsável da Caern.

Quanto aos investimentos, Larmarque defende que a Caern precisa olhar mais para Mossoró. Lembrou da tubulação antiga que precisa ser trocada, pois hoje toda a sujeira existente acaba nas torneiras das residências. Além do saneamento básico que precisa ser ampliado com urgência e a taxa cobrada precisa ser revista. “É preciso taxas diferenciadas entre pessoas de baixa renda e aquelas de maior poder aquisitivo. Aquelas de baixa renda, por exemplo, precisam de um plano social”, reivindicou. Outra preocupação do edil, levantada durante a audiência pública, tinha como foco melhor atenção para os moradores da zona rural, citando exemplos já realizados no vizinho estado do Ceará, com a concessão e colocação de hidrômetro, para o fornecimento de água.

O vereador também solicitou mais atenção com a população quando solicitada a revisão de hidrômetro. A referência principal da cobrança diz respeito aos valores pagos, mesmo quando não resolvem o problema. A taxa de aferição é sempre cobrada e o vereador Lamarque Oliveira não considera ser justo o consumidor pagar por um serviço que não resolveu nada. O vereador concluiu o seu pronunciamento reafirmando seu compromisso de continuar lutando por melhorias em favor do município, zonas urbana e rural.

Raério Araújo defende ambiente democrático em secretaria e comenta reforma em mercado

por Sérgio Oliveira publicado 26/10/2021 15h05, última modificação 26/10/2021 15h11
Vereador voltou a defender seu projeto para manter cidade limpa
Raério Araújo defende ambiente democrático em secretaria e comenta reforma em mercado

Vereador Raério Araújo durante a sessão da terça-feira, 26 de outubro. Foto: Edilberto Barros

Abordando vários temas, o vereador Raério Araújo (PSD) defendeu o ambiente democrático na secretaria de educação, além de falar sobre a demorada reforma do mercado do bom Jardim, e questões das queimadas descontroladas no perímetro urbano. Outro ponto em destaque de sua fala foi a defesa do projeto, de sua autoria, que combaterá com aplicação de multas, o ato de jogar lixo nas ruas da cidade, mesmo sendo a coleta realizada pela prefeitura em todos os bairros.

Sobre as críticas de que existia a falta de democracia no ambiente da secretaria municipal de educação, o vereador Raério visitou a sede e em contato com a titular da pasta, Hubeônia Alencar, tomou conhecimento de um ambiente totalmente diverso das críticas. “Ouvi dirigente de sindicato fazendo essa crítica mais, com apenas dez meses de mandato o sindicato já foi recebido nove vezes, enquanto na gestão anterior isso não aconteceu sequer uma vez”, relata. Com essa informação o vereador espera repor a verdade sobre o tema que, lembrou ele, também foi levantado por vereadores.

Mercado

Seguindo com a variedade de temas no grande expediente, narrou o vereador que foi chamado por comerciantes para uma visita ao mercado do Bom Jardim. Atendendo a essa solicitação Raério Araújo esteve no local no sábado, 22, e ouviu queixas sobre a reforma interminável que vem sendo implementada no local, o que acaba prejudicando os comerciantes. “Trata-se de uma empresa que veio da outra gestão e tem massacrado os comerciantes do mercado do Bom Jardim”, sentenciou. De acordo com o vereador, além de atrasar o serviço, todas querem aditivos nos valores acertados, e Raério até entende, porém ele não aceita é a paralisação da obra que gera prejuízo ao comércio.

Projeto

O vereador voltou a defender o Projeto de Lei nº 3.890/2021, de sua autoria, que proíbe colocar lixo na rua, com previsão de multa para quem não cumprir a lei. Como exemplo, Raério citou o cruzamento das ruas Antônio Soares do Couto e Marechal Deodoro, bairro barrocas, quando a limpeza, ao seu pedido, foi feita e no dia seguinte moradores do setor já estavam colocando lixo. “Acontecerá uma campanha de esclarecimento sobre o projeto que já foi sancionado, logo depois começa a punição dos infratores”, alerta o parlamentar lembrando que o lixo descartado de forma inadequada gera prejuízo para saúde de todos.

Seguindo com raciocínio na questão da saúde, o vereador também falou sobre as queimadas em Mossoró e em todo o Rio Grande do Norte. Focando apenas no território mossoroense, lamentou que a situação esteja sem controle e precisa de urgentes providências. Quem mais sofre com a fumaça das queimadas são os asmáticos(as). Tem ocorrido com frequência o atendimento das pessoas nas unidas de bairros e hospitais da cidade com a saúde afetada por conta das queimadas. A situação é gravíssima, e o vereador solicita providência em seu combate.

Fechando o seu pronunciamento, o vereador Raério Araújo ainda falou sobre os animais soltos nas ruas e a insegurança em Mossoró. Em relação à presença de animais, exemplificou revelando a situação no bairro Paredões, na rua Marechal Floriano, considerando como sendo um absurdo animais soltos. De acordo com Raério eles espalham pelas ruas o lixo colocado nas calçadas para a coleta. Ação essa envolvendo diferentes espécies, tais como cachorros, cavalos, boi e vaca. Ele fechou o tema cobrando do setor responsável da prefeitura para que providencie a captura desses animais. Por fim fez referência a violência em Mossoró. Hoje, disse o vereador, não se pode andar nas ruas. Muitos jovens estão morrendo. Ele reforçou seu discurso manifestando parabéns aos esforços dos policiais, com apenas dois por viatura em trabalho de rua e, quando retornam a base, encontram a sede do batalhão caindo aos pedações. Lembrou Raério Araújo outra situação grave vivida pelos policiais que inibe suas ações. Segundo ele, quando o policial é mais rigoroso com o meliante no momento da abordagem, ainda tem que responder um procedimento interno que pode levar ao processo pelo ato.  

Vereador Tony Fernandes destaca investimento da Prefeitura no transporte público de Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 26/10/2021 14h59, última modificação 26/10/2021 14h59
Vereador ressaltou importância do transporte público em Mossoró
Vereador Tony Fernandes destaca investimento da Prefeitura no transporte público de Mossoró

Vereador cabo Tony Fernandes destaca investimentos no transporte público da cidade. Foto: Edilberto Barros/CMM

O vereador cabo Tony Fernandes (SD) anunciou, na sessão ordinária desta terça-feira, 26, que a Prefeitura de Mossoró e a empresa Cidade do Sol realizaram reunião, hoje, para definir políticas públicas para melhorar o transporte público na cidade. A ideia, de acordo com o vereador, é aumentar o número de linhas de ônibus que atendem os bairros de Mossoró.

Atualmente, de acordo com Tony, apenas três linhas estão em funcionamento e o ideal seria, pelo menos, mais 20 linhas. “A empresa de ônibus passa por dificuldades e a Prefeitura de Mossoró vai entrar com um subsídio para viabilizar a oferta de transporte público na cidade”, afirmou.

Para Tony, é importante defender investimentos no transporte público da cidade. “É um transporte mais barato e econômico para a população. Com o retorno das aulas, muitas crianças vão precisar utilizar o transporte público para estudar. Acreditamos que ainda este ano o transporte vai melhorar na cidade”, disse.

Subsídio

Tony Fernandes explicou que o subsídio necessário para que a empresa Cidade do Sol opere com mais linhas de ônibus na cidade vai partir da taxa de iluminação pública, que foi remanejada. “Quero tranquilizar a população. Estamos cobrando para que tenhamos transporte público de qualidade”, finalizou.

Câmara de Mossoró institui Seminário Vidas Negras

por Regy Carte publicado 26/10/2021 13h16, última modificação 26/10/2021 13h16
Projeto é de autoria da vereadora Marleide e foi aprovado na sessão desta terça-feira (26)
Câmara de Mossoró institui Seminário Vidas Negras

Sessão da Câmara desta terça-feira, 26, quando foi aprovado criação de seminário em prol da causa negra (foto: Edilberto Barros/CMM)

A Câmara Municipal de Mossoró instituiu o Seminário Vidas Negras, ao aprovar o Projeto de Resolução 10/2021, na sessão desta terça-feira (26). Iniciativa da vereadora Marleide Cunha (PT), o Seminário Vidas Negras será realizado anualmente. A primeira edição está prevista para o próximo dia 18 de novembro, às 9h, no plenário do Poder Legislativo.

Organizado pela Câmara, preferencialmente na semana de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o evento é concebido como espaço para debate, reflexão e sugestão de políticas públicas, com vistas a mudanças de atitudes na sociedade e na vida dos negros e negras.

Participarão do seminário entidades, organizações, movimentos sociais e populares ligados às lutas da população negra. “No evento, serão prestadas homenagens para homens e mulheres negras que contribuem na construção de uma sociedade sem racismo”, informa Marleide Cunha.

Vetos

Também na sessão desta terça-feira, o plenário manteve quatro vetos do Executivo a recentes projetos aprovados na Câmara, por inconstitucionalidade.

São eles: programa de reaproveitamento de material orgânico proveniente da coleta de lixo (veto integral); reconhecimento da Banda de Música Municipal Artur Paraguai como patrimônio imaterial (veto parcial) e instituição da campanha Julho Amarelo (veto integral).

Esses três projetos são de autoria do vereador Professor Francisco Carlos (Progressistas). O quarto projeto vetado institui o programa Faixa Liberada para prática esportiva, de autoria do ex-vereador Petras.

Ainda na sessão de hoje, os vereadores e vereadoras analisaram pauta, composta por 119 proposições, entre projetos de lei (encaminhado às comissões), requerimentos e indicações.

Francisco Carlos cobra abertura de escolas em fins de semana

por Regy Carte publicado 26/10/2021 13h15, última modificação 26/10/2021 20h01
Vereador defende lei, de sua autoria, criadora do programa Escola da Comunidade
Francisco Carlos cobra abertura de escolas em fins de semana

Vereador Professor Francisco Carlos em pronunciamento na sessão desta terça-feira, 26

O vereador Professor Francisco Carlos (Progressistas) cobrou à Prefeitura, na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (26), aplicação do programa Escola da Comunidade. A iniciativa, segundo ele, está prevista na Lei 3.772, de 27 de março de 2020, de autoria do parlamentar.

O programa Escola da Comunidade permite que as escolas sejam abertas das 8h às 18h, nos finais de semana, para atividades culturais. “Existem várias comunidades nas quais a escola é o único espaço disponível para seus moradores, por isso a importância da lei”, justifica.

Francisco Carlos defende escolas abertas à comunidade na sua integralidade, para acolher jovens matriculados ou não, para atividades de esporte, lazer, integração e promoção social da mulher, idoso, jovens, capacitação profissional, atividades culturais.

“Atividades estas, não realizadas pelos professores, que já têm carga horária, mas por outros profissionais”, explica o vereador, ao complementar: “Estamos cobrando a aplicação da lei Escola da Comunidade, como outros projetos aprovados, mas sem execução”.

Veto

No mesmo pronunciamento, na sessão desta terça-feira, Francisco Carlos (PP) protestou contra vetos do Executivo a três projetos de lei de sua autoria, recentemente aprovados na Câmara Municipal. Os vetos foram mantidos pela maioria dos vereadores no plenário

São eles: programa de reaproveitamento de material orgânico proveniente da coleta de lixo (veto integral); reconhecimento da Banda de Música Municipal Artur Paraguai como patrimônio imaterial (veto parcial) e instituição da campanha Julho Amarelo (veto integral).

Larissa defende mais apoio ao comércio de bairros

por Regy Carte publicado 26/10/2021 13h10, última modificação 26/10/2021 13h10
Vereadora também reitera importância da Uern
Larissa defende mais apoio ao comércio de bairros

Vereadora Larissa discursa na sessão desta terça-feira, 26 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça-feira (26), a vereadora Larissa Rosado (PSDB) defendeu ações do Poder Público em benefício do comércio. Como exemplo, propôs instalação de decoração natalina, normalmente restrita às áreas centrais, no comércio de bairros.

A parlamentar tratou desses e outros temas em recente reunião com a direção do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindilojas). Defendeu soluções para falta de estacionamento no Centro, a fim de manter a tradição de força comercial da área central de Mossoró.

“Também defendemos apoio do Poder Público Municipal a eventos da categoria empresarial, como Ficro (Feira Industrial e Comercial de Mossoró), porque iniciativas dessa natureza estimulam a economia, atrai investimentos e incentiva o turismo”, defende a vereadora.

Ensino superior

Ainda no pronunciamento, Larissa reiterou a importância da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em audiência com a reitora Cicília Maia e com o vice-reitor Francisco Dantas, ontem (25), em Mossoró. Segundo ela, a Uern é patrimônio do Estado.

“Toda a cidade do Rio Grande do Norte tem ou teve aluno da Uern”, frisou a vereadora, ao destacar a importância da autonomia financeira da universidade, cujo projeto de lei está prestes a ser enviado pelo Governo do Estado para análise na Assembleia Legislativa do RN.

“Como também deverá ser enviado, em breve, o projeto de criação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores, que amargam defasagem salarial de cerca de dez anos”, informa ela, que reivindicou à Prefeitura renovação de convênio com o curso de Medicina da Uern.

Lawrence Amorim destaca reivindicações para Caern, sucesso na vacinação e incentivo ao esporte em Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 26/10/2021 13h02, última modificação 26/10/2021 13h02
Vereador cobrou solução para abastecimento de água na cidade
Lawrence Amorim destaca reivindicações para Caern, sucesso na vacinação e incentivo ao esporte em Mossoró

Lawrence Amorim cobra melhorias no abastecimento de água em Mossoró. Foto: Edilberto Barros/CMM

O presidente da Câmara, vereador Lawrence Amorim (SD) destacou, mais uma vez, a necessidade de investimentos por parte da CAERN no abastecimento de água em Mossoró. O parlamentar relatou notícia anunciada pela CAERN, de que o poço 19, que abastece diversos bairros da cidade, está paralisado para manutenção, ocasionando falta de água por três dias.

Na última quinta-feira, 21 de outubro, a Câmara Municipal de Mossoró realizou uma audiência pública para debater o tema da falta de água e cobrar providências junto a Caern. A audiência foi uma proposição do gabinete de Lawrence Amorim.

“Na última quinta fizemos vários requerimentos importantes para a Caern e conseguimos a participação de empresários, líderes comunitários e vereadores. Conseguimos, por exemplo, a garantia de que um poço do bairro Sumaré entrará em funcionamento e de que dois poços, no Rincão e bairro Aeroporto, vão ser furados em breve, melhorando a oferta de água nessas regiões de Mossoró”, afirmou Lawrence.

Além dos novos poços, o diretor presidente da Caern, Roberto Sérgio Linhares, garantiu, na audiência, que outras providências serão tomadas, como o aumento da vazão de adutoras que abastecem Mossoró.

Vacinação

Lawrence Amorim enalteceu o trabalho de vacinação em Mossoró e os profissionais de saúde envolvidos na aplicação do imunizante. “Mossoró conta com 51% da população totalmente vacinada contra a Covid”, destacou. O vereador fez um apelo para que as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose procurem um dos locais de vacinação para completar a imunização.

Para tomar a segunda dose, os mossoroenses podem se dirigir ao ginásio do Sesi, das 8h as 16h, de segunda a sábado. Nos domingos e feriados, a vacinação ocorre no Ginásio Pedro Ciarlini, também das 8h as 16h.   

Esporte

Lawrence finalizou o pronunciamento destacando a importância do esporte na cidade e ressaltando torneios de ciclismo, futebol e corrida de rua que ocorreram recentemente em Mossoró. “Vemos que a cidade tem potencial para investir no esporte e tanto a zona rural como a zona urbana podem investir nos torneios como fator de desenvolvimento”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bancada feminina da Câmara realiza sessão solene em homenagem às mulheres que estão unidas no combate ao Câncer de Mama

por Amanda Santana Balbi publicado 22/10/2021 13h13, última modificação 22/10/2021 13h13
Sessão homenageou oito mulheres
Bancada feminina da Câmara realiza sessão solene em homenagem às mulheres que estão unidas no combate ao Câncer de Mama

Homenagem às mulheres que lutam e lutaram contra o Câncer de Mama. Foto: Edilberto Barros/CMM

A Câmara Municipal de Mossoró realizou uma sessão solene em homenagem às mulheres que venceram e que lutam contra o Câncer de Mama em Mossoró e região. A solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira, 22 e foi uma iniciativa da bancada feminina da Câmara, formada pelas vereadoras Larissa Rosado (PSDB), Carmem Júlia (MDB) e Marleide Cunha (PT).

Oito mulheres entre pacientes, voluntárias e profissionais da saúde foram homenageadas com uma menção honrosa em nome de todos os 23 vereadores da Câmara.

Participaram da sessão, as vereadoras da bancada feminina, o vereador Marckuty da Maísa (SD), a secretária municipal de saúde Morgana Dantas, o secretário municipal de desenvolvimento social e juventude Thiago Marques, a diretora do Hospital Regional Tarcísio Maia Herbênia Ferreira, que representou a governadora Fátima Bezerra na solenidade, pacientes, ex-pacientes, voluntárias de instituições que lutam contra o câncer e representantes de universidades.

Em pronunciamento, as vereadoras destacaram a luta das mulheres para vencer o câncer e as políticas públicas voltadas para a detecção e tratamento precoce. “Essa semana aprovamos nesta Casa um projeto de minha autoria que garante atendimento prioritário para pessoas com câncer. Os exames e consultas devem ser feitos em até 72h. Sabemos que o câncer não espera”, destacou Carmem Júlia.

“Hoje homenageamos essas mulheres em nome de todas que lutam, que lutaram e que fazem parte da rede de apoio no combate ao câncer de mama. Mas homenagear a mulher é também lutar por políticas públicas voltadas para elas, lutar por exames, lutar para que tenhamos mamógrafos acessíveis para pessoas com deficiência e é isso que fazemos na Câmara”, reforçou Larissa Rosado.

Mamografia

A unidade móvel de saúde do SESC está em Mossoró, pela primeira vez, realizando exames preventivos e mamografias. Os exames são totalmente gratuitos. A previsão é de que cerca de 2.000 mulheres sejam atendidas. A ação faz parte de uma iniciativa entre o SESC, a Prefeitura de Mossoró e a Câmara Municipal.

 

Câmara obtém garantia de mais água e esgoto para Mossoró

por Regy Carte publicado 21/10/2021 13h50, última modificação 21/10/2021 14h00
Em audiência pública, hoje (21), Caern assegura ações em poços, adutoras e esgotamento
Câmara obtém garantia de mais água e esgoto para Mossoró

Audiência pública, hoje (21), discutiu melhorias para o abastecimento de água em Mossoró ( foto: Edilberto Barros/CMM)

Audiência pública na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (21), obteve compromisso de melhoria no abastecimento de água e saneamento básico na cidade. Em resposta a cobranças de vereadores e entidades, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) anunciou investimentos em poços, adutoras e esgotamento sanitário.

O diretor-presidente da Caern, Roberto Sérgio Linhares, confirmou perfuração de dois novos poços, nos bairros Rincão e Aeroporto, e início de operação de poço no bairro Sumaré. Também anunciou esgotamento sanitário para a zona leste da cidade (Alto São Manoel, Liberdade, Planalto 13 de Maio, Ulrick Graff).

Em relação a adutoras, o superintendente de Empreendimentos da Companhia, Fábio Nyélithon Siqueira, assegurou início de licitação, até o final deste mês, relativa à adutora de Santa Cruz.

Segundo ele, o sistema trará a Mossoró água de poços no sítio Carrasco, localizado entre Apodi e Felipe Guerra. Siqueira acrescentou futuro aumento de 30% da vazão na adutora Jerônimo Rosado, que abastece 22% da cidade via Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá.

Reivindicações

Proposta pelo presidente Lawrence Amorim (solidariedade), a audiência reuniu diversos segmentos sociais. Conseguiu da Caern garantia de investimento de R$ 20 milhões em Mossoró, este ano.

Cobrou a companhia quanto ao descumprimento de metas contratuais: universalização do abastecimento até 2011 e do esgotamento até 2015.

Recomendou que a Caern não faça aos empreendimentos e aos cidadãos de Mossoró qualquer exigência não prevista na lei e no contrato de concessão com o município.

Presentes à reunião, representantes da indústria da construção civil relataram imposição às empresas da compra de bombas, hidrômetros e outros insumos como condicionantes à água para novos empreendimentos imobiliários.

Vereadores e vereadoras acresceram reclamações de bairros e comunidades rurais quanto à ineficiência no abastecimento; lideranças comunitárias reforçaram pleitos por soluções; demais participantes apresentaram outras necessidades.

“As demandas pendentes serão oficiadas em documento da Câmara à Caern. Continuaremos atentos. Muito positiva a audiência pública. Agradeço a todos e a todas pela contribuição”, diz Lawrence Amorim.

Câmara remaneja R$ 12 mi no PPA para saúde e educação

por Regy Carte publicado 20/10/2021 14h00, última modificação 20/10/2021 14h00
Legislativo de Mossoró aprovou 39 emendas ao Plano Plurianual
Câmara remaneja R$ 12 mi no PPA para saúde e educação

Mesa Diretora da Câmara na votação do PPA, nesta quarta-feira, 20 (foto: Edilberto Barros/CMM)

O plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou em primeiro turno, nesta quarta-feira (20), o Plano Plurianual (PPA) da Prefeitura, com metas da gestão para o período 2022/2025. Por unanimidade, o Legislativo validou 39 emendas dos parlamentares ao projeto. As alterações remanejam quase R$ 12 milhões para as áreas de Saúde e Educação, por exemplo.

Conforme decidido pela Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade (COFC), as emendas transferem R$ 6 milhões e 900 mil da Comunicação para a Saúde, dos quais R$ 1 milhão para a causa animal. Também redirecionam R$ 5 milhões do Mossoró Cidade Junina (MCJ) para outras ações, como educação bilíngue e para crianças com deficiência.

Esforço concentrado

No debate antecedente à votação, bancadas do governo e da oposição elogiaram o trabalho da COFC, que analisou as 147 emendas ao projeto do PPA (Projeto de Lei do Executivo 06/2021), segunda-feira (18).

Após quase 10 horas de trabalho, a Comissão aprovou 39 emendas e rejeitou outras 108. Para esta decisão, justificou presença de erros formais, ações redundantes, ausência de competência municipal, entre outros.

Pontos de vista

Líder da oposição, a vereadora Larissa Rosado (PSDB) disse haver desconexão entre o PPA e o Plano de Governo do prefeito Allyson Bezerra, e que as emendas buscaram uni-los. “Ações sem previsão em leis orçamentárias ficam impossibilitadas de realização”, alerta.

Já o vereador Genilson Alves (Pros), líder do governo, exalta conquistas históricas no PPA, como ações à causa animal. E enaltece a forma participativa da elaboração. “Diferente da gestão anterior, que não permitia que o projeto fosse aperfeiçoado, com emendas”, compara. 

Próximos passos

O projeto do PPA está previsto para ser votado, em segundo turno, em 3 de novembro. Em seguida, será devolvido à Prefeitura. Na sequência, a Câmara, passará a analisar o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022, segundo o presidente da Câmara, Lawrence Amorim (Solidariedade).

Orçamento da Prefeitura, a LOA já foi lida em plenário. Precisa ser aprovada até dezembro. “Esse prazo certamente será cumprido e, antes do Natal, a Câmara terá aprovado as três leis orçamentárias: LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), PPA e LOA”, assegura Lawrence.

 

Emendas aprovadas ao PPA 2022/2025 

Emendas aditivas

VEREADOR

AÇÃO

VALOR DESTINADO

43

MARLEIDE CUNHA

(NOVO) IMPLEMENTAÇÃO E FORTALECIMENTO DE CURSINHOS POPULARES E/OU COMUNITÁRIOS PRÉ-VESTIBULAR/ENEM

260.000

45

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO

250.000

46

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

AQUISIÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM VEÍCULO PARA AS AÇÕES DO PROERD

200.000

47

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

PROJETO DE APOIO E INCENTIVO AOS ARTISTAS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES CULTURAIS PARA PARTICIPAR DE EVENTOS CULTURAIS

450.000

48

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

IMPLANTAÇÃO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS

1.000.000

 

Emendas modificativas 

VEREADOR

AÇÃO

VALOR DESTINADO

1

MARLEIDE CUNHA

MANUTENÇÃO E AMPLIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA

242.094

30

PABLO AIRES

CRIAÇÃO, MANUT. E FUNCION. DO CONSELHO MUNIC. DE POLÍT. PÚBLIC. PARA A PROM. DA IGUALDADE SOCIAL

96.000

35

LARISSA ROSADO

IMPLANTAÇÃO DE UBS'S MÓVEIS NAS ZONAS RURAIS

190.000

36

LARISSA ROSADO

(NOVO) ABRIGO DE EMBARQUE E DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS, NA ZONA URBANA E ZONA RURAL

ALTERAÇÃO REDACIONAL, ACRESCENTANDO O TERMO "NA ZONA URBANA E ZONA RURAL"

38

MARLEIDE CUNHA

IMPLANTAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA REDE DE ACOLHIMENTO DAS PESSOAS LGBT VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

40.000

39

MARLEIDE CUNHA

IMPLANTAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA REDE DE ACOLHIMENTO DAS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

40.000

41

MARLEIDE CUNHA

CRIAÇÃO, MANUTENÇÃO E FUNCIONAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES

20.000

42

GIDEON ISMAIAS

IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL

80.000

45

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

APOIO ÀS FEIRAS DE AGRICULTURA FAMILIAR E DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. CONFORME LEI 3.873

100.000

48

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

ATENÇÃO À PESSOA IDOSA

100.000

49

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

ATENÇÃO À PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

100.000

50

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

ATENÇÃO A PESSOA COM MICROCEFALIA

200.000

51

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

MANUTENÇÃO E APOIO ÀS ATIVIDADES EDUCACIONAIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

200.000

52

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

MANUTENÇÃO E APOIO ÀS ATIVIDADES EDUCACIONAIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

200.000

53

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

CO-FINANCIAR PROGRAMAS PARA A PROTEÇÃO E DEFESA DA MULHER

100.000

54

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

RONDAS MOTORIZADAS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL

500.000

55

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

CRIAÇÃO, MANUTENÇÃO E FUNCIONAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES

25.000

56

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

CRIAÇÃO, MANUT. E FUNC. DO CONSELHO MUNIC. DE POLÍT. PÚBLIC. Para LGBTQIA+

200.000

57

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

MANUTENÇÃO E FUNCIONAMENTO DO CONSELHO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

320.000

58

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

CRIAÇÃO, MANUT. E FUNCION. DO CONSELHO MUNIC. DE POLÍT. PÚBLIC. PARA A PROM. DA IGUALDADE SOCIAL

100.000

59

EMENDA COLETIVA (Bancada da situação)

MANUTENÇÃO E FUNCIONAMENTO DO COMDICA

186.000

60

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E OUTROS UTENSÍLIOS PARA SAÚDE

3.000.000

61

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

1.000.000

62

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

RECOLHIMENTO, ABRIGO, CONTROLE, CADASTRO E ADOÇÃO DE ANIMAIS EM CONDIÇÕES DE RUA

1.000.000

63

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

REFORMA E AMPLIAÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

1.000.000

64

EMENDA COLETIVA (bancada da situação)

REFORMA E AMPLIAÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

900.000

 

 Emendas supressivas

VEREADOR AÇÃO JUSTIFICATIVA
FRANCISCO CARLOS COORDENAÇÃO E MANUT. DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS DA SECRETARIA EXECUTIVA DE ESPORTE E LAZER AÇÕES DE UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS INEXISTENTES
FRANCISCO CARLOS COORDENAÇÃO E MANUT. DOS SERV.ADMIN. SECRETARIA EXECUTIVA DE TURISMO AÇÕES DE UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS INEXISTENTES
FRANCISCO CARLOS PROMOÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE FEIRAS LIVRES AÇÕES DE UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS INEXISTENTES
FRANCISCO CARLOS CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR AÇÕES DE UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS INEXISTENTES
FRANCISCO CARLOS MOSSORÓ DIGITAL AÇÕES DE UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS INEXISTENTES
FRANCISCO CARLOS SINALIZAÇÃO TURÍSTICA DE MOSSORÓ AÇÕES DE UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS INEXISTENTES
FRANCISCO CARLOS PROMOÇÃO TURÍSTICA DE MOSSORÓ AÇÕES DE UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS INEXISTENTES
FRANCISCO CARLOS IMPLEMENTAÇÃO TURÍSTICA PARA OS FESTEJOS JUNINOS DE SECRETARIA EXECUTIVA DE TURISMO MOSSORÓ - MCJ, CHUVA DE BALA E CIDADELA AÇÕES DE UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS INEXISTENTES

Larissa reforça cobrança por retorno das escolas municipais

por Amanda Santana Balbi publicado 20/10/2021 13h29, última modificação 20/10/2021 13h29
Vereadora citou ação do MP/RN que pede retorno das aulas presenciais
Larissa reforça cobrança por retorno das escolas municipais

Larissa Rosado cobra retorno de aulas presenciais. Foto: Edilberto Barros/CMM

Na sessão ordinária de hoje, 20, a vereadora Larissa Rosado (PSDB) cobrou do município uma resposta em relação à volta às aulas nas escolas municipais de Mossoró. Larissa citou uma ação do Ministério Público que também faz essa cobrança e destacou a dificuldade de crianças em acompanhar as aulas remotas.

Na ação civil, o MP/RN solicita a retomada das aulas presenciais de pelo menos 50% das unidades da rede municipal de ensino e até o final de novembro, de pelo menos, 70% das escolas com aulas presenciais. Tudo isso, cumprindo as recomendações para evitar a transmissão da Covid-19 entre a comunidade escolar. E para 2022, o MP quer que todas as unidades já estejam com aulas presenciais se a pandemia estiver controlada.

“Quando não havia vacinação e a pandemia estava descontrolada foi necessário recorrer ao ensino remoto. Mas, atualmente a situação é outra. Muitas crianças e famílias estão com dificuldades em acompanhar as aulas remotas seja por falta de aparelhos digitais ou conexão com a internet”, afirmou Larissa, que pediu um planejamento por parte da Prefeitura de Mossoró para o retorno do presencial.

Mercado Central

Larissa Rosado levou algumas demandas de comerciantes do Mercado Central para o conhecimento dos demais vereadores e da Prefeitura de Mossoró. Entre as reivindicações está o pedido de que o local seja aberto aos comerciantes às 04h30, meia hora antes  da abertura ao público em geral. Os comerciantes querem assim, mais tempo para preparar os lanches que são vendidos. Outra reivindicação é de que os extintores de incêndio estejam disponíveis em locais acessíveis no prédio.

Câncer

Agilidade na realização de exames como mamografia, ultrassonografia e exames complementarem que podem detectar o câncer também fizeram parte da solicitação da vereadora, que pediu ainda acessibilidade para que mulheres deficientes possam realizar os exames em Mossoró.

Convite

Larissa encerrou o pronunciamento convidando a todos os vereadores da Câmara para participar de uma sessão solene que tem como objetivo homenagear mulheres que venceram ou lutam contra o câncer. A solenidade faz parte da programação da Câmara Municipal de Mossoró no Outubro Rosa e foi proposta pela bancada feminina da Câmara, formada pelas vereadoras Marldeide Cunha (PT), Larissa Rosado (PSDB) e Carmem Júlia (MDB).

O evento será realizado na sexta-feira, às 9h da manhã, na Câmara Municipal. A programação será transmitida ao vivo pela TV Câmara Mossoró, canal 23.2 TCM . Na ocasião, em nome de pacientes, voluntárias e profissionais da saúde, seis mulheres receberão menção honrosa da Câmara Municipal de Mossoró, assinada por todos os 23 vereadores e vereadoras.

Omar Nogueira comemora sucesso da festa da criança com presença do prefeito

por Sérgio Oliveira publicado 20/10/2021 12h15, última modificação 20/10/2021 12h15
Vereador reivindica construção de quadra esportiva e campo de futebol
Omar Nogueira comemora sucesso da festa da criança com presença do prefeito

Vereador Omar Nogueira comemora sucesso de ação comemorativa do Dia das Crianças. Foto: Edilberto Barros/CMM

No mês de outubro, período de festejar o Dia das Crianças, o vereador Omar Nogueira (Patriotas), comemorou o sucesso da festa realizada reunindo crianças da periferia. Usando a tribuna na Câmara Municipal de Mossoró, o parlamentar lembrou que promove esse evento há 17 anos, e pela primeira vez contou com a presença do prefeito. Aproveitando essa novidade, levou ao chefe do executivo algumas reivindicações para o setor esportivo.

Na festa do dia 16, segundo narrou o vereador Omar, estavam presentes cerca de 1.200 crianças, inclusive de outros bairros. Inicialmente a festa seria para atender as crianças dos bairros Barrocas, Santa Helena e Terra Prometida, porém acabou abrigando participantes dos bairros vizinhos. “O bom era observar a felicidade no rosto das crianças e de seus pais. Por isso agradecemos ao prefeito Allyson pelos serviços realizados, inclusive calçando ruas onde antes era poeira no verão e lama no inverno”, comentou. Na avaliação do vereador ainda existe muito para ser feito nos bairros da periferia, porém o prefeito segue trabalhando depois de encontrar uma prefeitura com muitas dificuldades.

Esporte

Em favor dos esportistas do bairro Santa Helena, o vereador Omar Nogueira relatou ao prefeito que antes existiam na região vários campos de futebol, hoje estão reduzidos apenas em dois espaços. O campo da Estrada da Raiz e o campo do conjunto Independência. De acordo com o vereador, existe na comunidade alguns terrenos do município nos quais pode ser aberto mais um campo de futebol e a construção de uma quadra esportiva.

Omar Nogueira, que costuma fazer caminhada pelas ruas dos bairros da zona norte de Mossoró, disse que tem conversado com as pessoas. “Passando, por exemplo, pelas unidades de saúde eu pergunto como vem sendo o atendimento e a resposta é de que tudo mudou positivamente”, acrescentou. De acordo com o vereador, o prefeito vem trabalhando sem olhar pelo retrovisor em parceria com os vereadores que colaboram apresentando sugestões em favor da população.

 

Tribuna Popular: Médico anestesiologista pede mais fiscalização na saúde pública de Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 20/10/2021 12h11, última modificação 20/10/2021 12h11
Pronunciamento ocorreu nesta quarta-feira, 20
Tribuna Popular: Médico anestesiologista pede mais fiscalização na saúde pública de Mossoró

Médico Ronaldo Fixina defende maior fiscalização na saúde pública de Mossoró. Foto: Edilberto Barros/CMM

Como representante dos médicos e defensor dos pacientes, o médico anestesiologista Ronaldo Fixina cobrou uma maior fiscalização nos serviços de saúde pública executados em Mossoró. A cobrança foi feita na Tribuna Popular desta quarta-feira, 20.

De acordo com Ronaldo, falta estrutura para que os médicos possam exercer a medicina de forma correta e a falta de material adequado muitas vezes faz com que os profissionais da saúde precisem improvisar, prejudicando assim a saúde dos pacientes.

Como exemplo, doutor Ronaldo citou a falta de material para cirurgias pediátricas na cidade. “Todos que sabem o mínimo de medicina sabem que o material utilizado para uma cirurgia infantil não é o mesmo que para uma cirurgia de um adulto. E não temos essa estrutura na cidade”, afirmou.

Para solucionar esses e outros problemas, Fixina defendeu uma fiscalização nos hospitais, Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento. “É preciso fiscalizar se há material suficiente e adequado, se os profissionais estão cumprindo os horários de trabalho, se os locais destinados às cirurgias são adequados. Defendo a saúde, defendo os médicos e pacientes. Cobrem. Visitem todos os dias os equipamentos de saúde. Um dia pode ser um parente seu que não receberá a assistência merecida”, finalizou.

 

 

Vereador Lawrence Amorim realiza audiência pública sobre abastecimento de água em Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 20/10/2021 12h07, última modificação 20/10/2021 12h07
Audiência acontece nesta quinta-feira, 21
Vereador Lawrence Amorim realiza audiência pública sobre abastecimento de água em Mossoró

Lawrence Amorim é o autor da audiência pública que visa debater o abastecimento de água em Mossoró. Foto: Edilberto Barros/CMM

O vereador e presidente da Câmara, Lawrence Amorim convidou os vereadores e vereadoras, na sessão de hoje, 20, para que participem da audiência pública sobre o abastecimento de água em Mossoró. A audiência será realizada na quinta-feira, 21 e é de autoria de Lawrence.

O objetivo, de acordo com o vereador, é procurar soluções sobre a constante falta de água em Mossoró. “Nós, como vereadores, somos muito procurados pela população que sofre com as dificuldades no abastecimento. As empresas também sofrem e acabam saindo de Mossoró por causa disso. Queremos buscar juntos uma solução para esse problema em Mossoró”, defendeu Lawrence.

Além do abastecimento, na audiência, que vai reunir secretários municipais, técnicos, representantes da Caern, Ministério Público Estadual e sociedade civil organizada, questões como os buracos deixados nas ruas após manutenções em poços, o serviço de atendimento e a necessidade de uma agência reguladora também serão debatidos.

A audiência pública terá início às 09h e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Mossoró e pelo site www.mossoro.rn.leg.br .

 

Mossoró aprova prioridade para pacientes com câncer

por Regy Carte publicado 19/10/2021 15h50, última modificação 19/10/2021 16h00
Câmara também aprova punição para agressões de animais
Mossoró aprova prioridade para pacientes com câncer

Sessão da Câmara de Mossoró desta terça-feira, 19: projetos aprovados (foto: Edilberto Barros/CMM)

Pessoas com câncer terão prioridade em exames em unidades de saúde de Mossoró, conforme Projeto de Lei (75/2021) aprovado no plenário da Câmara Municipal, nesta terça-feira (19).

De autoria da vereadora Carmem Júlia (MDB), a proposta estabelece a realização do exame para pacientes oncológicos em, no máximo, 72 horas após o encaminhamento médico.

Para isso, os pacientes deverão comprovar o diagnóstico, por meio de laudo médico. “A intenção é evitar que pessoas com câncer fiquem em longas listas de espera”, justifica a vereadora.

Causa animal

Também nesta terça-feira, o plenário aprovou o Projeto de Lei 27/2021, que proíbe guarda e adoção de animais por autores (a) de maus tratos ou abandono de animais em Mossoró.

A proposta estabelece outras punições para agressores e é de autoria do vereador Genilson Alves (Pros). “Inadmissível pessoa maltratar e continuar a ser o responsável legal pelo animal”, observa.

Com aprovação em plenário, os dois projetos de Lei (75/2021 e 27/2021) serão encaminhados à Prefeitura, a quem compete transformá-los em leis municipais ou vetar que isso aconteça.

Raério Araújo parabeniza ação da Prefeitura em favor dos professores

por Sérgio Oliveira publicado 19/10/2021 13h45, última modificação 19/10/2021 15h00
Vereador critica atendimento considerado por ele desumano no Hospital Tarcísio Maia
Raério Araújo parabeniza ação da Prefeitura em favor dos professores

Vereador Raério Araújo. Foto: Edilberto Barros/CMM

Lembrando o dia em homenagem ao professor vivido no mês de outubro, o vereador Raério Araújo (PSD) enalteceu a forma como o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (SD), resolveu homenagear a categoria. A citação aconteceu durante os debates da sessão ordinária da terça-feira, 19, quando ele também falou sobre a questão das dívidas com o IPTU e a falta de humanidade no trato com as pessoas que buscam atendimento no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

O vereador parabenizou os professores pela passagem do seu dia, lembrando a importância desses profissionais da educação. “E a Melhor homenagem é a mudança de nível que não tinha desde 2020, aliada a mudança de classe que não tinha desde 2018 e o prefeito Allyson fez isso reconhecendo a importância dos professores”, comentou Raério. Ele aproveitou para lembrar que o estado, após três anos, resolveu fazer o mesmo. Raério reforça, voltando ao ato da prefeitura de Mossoró, que essa sim é uma homenagem respeitosa aos professores e por isso parabeniza o prefeito que realiza mais um projeto prometido em campanha.

Enquanto enaltece a gestão municipal em Mossoró, o vereador lamenta que a grande decepção continue sendo a gestora estadual. Como exemplo de abandono em Mossoró por parte da governadora Fátima Bezerra, citou o atendimento que segue ruim no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). “Não sou eu que digo, tudo é publicado nas redes sociais. Semana passada falaram da exposição de uma mulher na cirurgia, será que não é exposição no HRTM, por exemplo, para trocar uma fralda fica despido, nu, e todos olhando. Isso sim é falta de respeito”, denunciou. Outra falta de respeito comentada pelo vereador são as pessoas, segundo ele, com tornozelo quebrado e não tem cirurgia. De acordo com Raério Araújo, essa sim é uma situação de exposição desumana e a governadora não toma providência para solucionar o problema.  O vereador cobrou ainda o retorno das cirurgias eletivas que, embora anunciadas, ainda não retornaram.

Ainda na linha de cobrança de mais atenção do governo do estado com a cidade de Mossoró, o vereador Raério Araújo abordou a questão da segurança pública. Lamentou que 133 jovens foram abatidos a bala no município, enquanto falta material humano na polícia para esse combate. “Vi foto de viatura na zona rural, Jucuri, e já tiraram deslocando para a cidade. Se tem a viatura, falta o material humano e essa falha só será corrigida com a realização de um concurso”, argumenta. De acordo com o vereador as mortes continuam acontecendo e a estrutura para o combate, não condiz com a realidade, citando que colocar dois policiais por viatura, não é o suficiente, pelo contrário, gera risco ao próprio agente de segurança pública.

Imposto

 Sobre as críticas em relação a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o vereador Raério disse que o problema maior vem da gestão passada. Primeiro citou o reajuste absurdo aprovado na legislatura anterior quando, ele e demais vereadores de oposição na época, se posicionaram de forma contrária, porém foram votos vencidos. “E hoje ficamos sabendo que a ex-prefeita Rosalba Ciarlini possui uma dívida de quase 300 mil reais de IPTU, e isso sim é falta de respeito com as pessoas mais simples que pagam com o reajuste de quase mil por cento”, citou. O vereador defendeu que na Câmara é preciso falar de temas que possam gerar benefícios para Mossoró, e o IPTU poderia ser uma boa fonte de renda para implementar melhorias, porém a população mais simples da periferia tem dificuldades devido ao aumento exagerado que foi aprovado.

 

Gideon Ismaias presta conta de ações do seu mandato e defende emendas ao PPA

por Sérgio Oliveira publicado 19/10/2021 13h42, última modificação 19/10/2021 13h42
Vereador promove ação na programação do Outubro Rosa
Gideon Ismaias presta conta de ações do seu mandato e defende emendas ao PPA

Vereador Gideon Ismaias. Foto: Edilberto Barros/CMM

Abordando alguns temas que são desenvolvidos pelo mandato em favor do povo de Mossoró, o vereador Gideon Ismaias (Cidadania) usou a tribuna no plenário João Niceras de Moais, da Câmara Municipal de Mossoró, para prestar contas. Entre os pontos citados falou sobre a festa em homenagem ao Dia das Crianças, como também as ações dentro do mês denominado de, “Outubro Rosa”, na luta da mulher no combate ao câncer de mama e colo uterino. 

Nas ações especificas do mês em curso, o vereador Gideon Ismaias citou a visita que promoveu em diferentes bairros de Mossoró. “Aqui destaco a festa das crianças, ao mesmo tempo que também aproveitamos para ouvir os anseios da população e trazer para o debate nesta casa”, comentou. Durante a peregrinação pelos bairros, o vereador disse que aproveitou para acompanhar as obras que o prefeito tem levado aos seus munícipes. Também como parte de sua agenda, Gideon divulgou a ação que realizará nesta quarta-feira, 20, dentro da programação do Outubro Rosa. “Nosso mandato amanhã realizará uma ação de atendimento médico, ultrassonografia, mamografia em favor da saúde da mulher”, lembrou, destacando que acompanha também o trabalho realizado pela secretaria da saúde com exames preventivos com especial carinho a esse seguimento.

Emendas

 Ainda em sua fala o vereador aproveitou para pedir apoio as emendas, em total de 13, que ele apresentou ao Plano Plurianual (PPA). São recursos destinados a diferentes áreas, como por exemplo, para tratamento na assistência as pessoas com autismo e outras necessidades especiais. Emendas também para o setor da agricultura familiar e economia solidária do município. “Algumas feiras itinerantes são realizadas na cidade e as emendas visam destinar recursos para construir um mercado na Feira do Bode que possa atender todas as famílias do setor”, reforça Gideon. Outra emenda importante destacada pelo vereador tem como objetivo favorecer o setor de turismo. As propostas serão discutidas em plenário e o vereador espera que estas sejam aprovadas em favor do desenvolvimento sustentável da cidade de Mossoró.

Vereador Genilson Alves ressalta trabalho da Comissão de Orçamento da Câmara

por Amanda Santana Balbi publicado 19/10/2021 13h30, última modificação 19/10/2021 13h30
Vereador destacou investimentos em áreas como saúde e educação
Vereador Genilson Alves ressalta trabalho da Comissão de Orçamento da Câmara

Vereador Genilson Alves na sessão desta terça-feira, 18 de outubro. Foto: Edilberto Barros/CMM

Na sessão ordinária de hoje, 19, o vereador Genilson Alves (PROS) ressaltou o trabalho da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara Municipal de Mossoró na análise de 135 emendas feitas pelos vereadores ao Plano Plurianual 2022/2025, concluída na tarde desta segunda-feira, 18.

O vereador rebateu críticas de que emendas estavam sendo derrubadas por questões políticas e destacou o trabalho técnico dos servidores efetivos da Câmara Municipal de Mossoró, que auxiliou os vereadores que compõe a Comissão, na análise dos textos.

Genilson Alves destacou ainda que, historicamente, nunca se retirou tantos investimentos de algumas áreas, como publicidade, para destinar à educação e saúde. “Podem olhar os arquivos da Câmara Municipal. Nunca realocamos tantos recursos para áreas essenciais”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, a bancada de situação destinou quase sete milhões para a saúde municipal e um milhão para abrigo e proteção de animais. Do Mossoró Cidade Junina, cerca de cinco milhões foram direcionados para outras áreas como saúde e educação. “Algumas emendas foram derrubadas sim, por questões técnicas, por erros de formalidade ou porque, a emenda já havia sido contemplada”, explicou Genilson.

Vereador Costinha destaca nota de repúdio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil por deputado estadual de São Paulo contra Igreja Católica

por Amanda Santana Balbi publicado 19/10/2021 13h25, última modificação 19/10/2021 13h25
O vereador pediu respeito à Igreja Católica e às instituições
Vereador Costinha destaca nota de repúdio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil por deputado estadual de São  Paulo contra Igreja Católica

Vereador Costinha na sessão ordinária do dia 19 de outubro. Foto: Edilberto Barros/CMM

Na sessão ordinária de hoje, 19, o vereador Costinha (MDB) mostrou solidariedade à Igreja Católica e à Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), que sofreu ataques de um deputado estadual de São Paulo, na última semana. O vereador pediu respeito à Igreja Católica e às instituições e leu uma carta divulgada pela CNBB sobre os ataques sofridos.

Confira o texto :

CARTA ABERTA

P – Nº. 0325/21

Exmo. Sr. Deputado Estadual Carlão Pignatari
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Cidadãos e cidadãs brasileiros,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, nesta casa legislativa e diante do Povo Brasileiro, rejeita fortemente as abomináveis agressões proferidas pelo deputado estadual Frederico D’Avila, no último dia 14 de outubro, da Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com ódio descontrolado, o parlamentar atacou o Santo Padre o Papa Francisco, a CNBB, e particularmente o Exmo. e Revmo. Sr. Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida. Feriu e comprometeu a missão parlamentar, o que requer imediata e exemplar correção pelas instâncias competentes.

Ao longo de toda a sua história de 69 anos, celebrada no dia em que ocorreu este deplorável fato, a CNBB jamais se acovardou diante das mais difíceis situações, sempre cumpriu sua missão merecedora de respeito pela relevância religiosa, moral e social na sociedade brasileira. Também jamais compactuou com atitudes violentas de quem quer que seja. Nunca se deixou intimidar. Agora, diante de um discurso medíocre e odioso, carente de lucidez, modelo de postura política abominável que precisa ser extirpada e judicialmente corrigida pelo bem da democracia brasileira, a CNBB, mais uma vez, levanta sua voz.

A CNBB se ancora, profeticamente, sem medo de perseguições, no seguinte princípio: a Igreja reivindica sempre a liberdade a que tem direito, para pronunciar o seu juízo moral acerca das realidades sociais, sempre que os direitos fundamentais da pessoa, o bem comum ou a salvação humana o exigirem (cf. Gaudium et Spes, 76).

Defensora e comprometida com o Estado Democrático de Direito, a CNBB, respeitosamente, espera dessa egrégia casa legislativa, confiando na sua credibilidade, medidas internas eficazes, legais e regimentais, para que esse ultrajante desrespeito seja reparado em proporção à sua gravidade – sinal de compromisso inarredável com a construção de uma sociedade democrática e civilizada.

A CNBB, prontamente, comprometida com a verdade e o bem do povo de Deus, a quem serve, tratará esse assunto grave nos parâmetros judiciais cabíveis. As ofensas e acusações, proferidas pelo parlamentar – protagonista desse lastimável espetáculo – serão objeto de sua interpelação para que sejam esclarecidas e provadas nas instâncias que salvaguardam a verdade e o bem – de modo exigente nos termos da Lei.

Nesta oportunidade, registramos e reafirmamos o nosso incondicional respeito e o nosso afeto ao Santo Padre, o Papa Francisco, bem como a solidariedade a todos os bispos do Brasil. A CNBB aguarda uma resposta rápida de Vossa Excelência – postura exemplar e inspiradora para todas as casas legislativas, instâncias judiciárias e demais segmentos para que a sociedade brasileira não seja sacrificada e nem prisioneira de mentes medíocres.
Em Cristo Jesus, “Caminho, Verdade e Vida”, fraternalmente,

Brasília-DF, 16 de outubro de 2021

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte, MG
Presidente

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre, RS
1º Vice-Presidente

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima, RR
2º Vice-Presidente

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, RJ
Secretário-Geral

Tribuna Popular: Miss RN Diversidade pede políticas inclusivas para comunidade LGBTQI+

por Amanda Santana Balbi publicado 19/10/2021 13h19, última modificação 19/10/2021 13h19
Ariana Della Valle ocupou a Tribuna nesta terça-feira, 19
Tribuna Popular: Miss RN Diversidade pede políticas inclusivas para comunidade LGBTQI+

Ariana Della Valle defendeu mais inclusão para comunidade LGBTQIA+. Foto: Edilberto Barros/CMM

Representando a comunidade LGBTQIA+, a Miss RN Diversidade 2022, Ariana Della Valle ocupou a Tribuna Popular, na sessão ordinária de hoje, 19, para cobrar mais inclusão da comunidade em eventos culturais e na educação, na cidade de Mossoró.

De acordo com a artista transformista, em eventos culturais como o Mossoró Cidade Junina, falta espaço para apresentações e uma programação que inclua o público LGBTQIA+.

“No Mossoró Cidade Junina, o público LGBTQIA+ se reúne no cidadela. É um espaço que nossa comunidade já ocupa, porém oficialmente não temos espaço para nossas apresentações no evento. Muitos artistas fazem apresentações gratuitas. Porque não incluí-los no orçamento da cultura?”, afirmou Ariana.

Educação

Ariana, que é estudante de pedagogia da UERN, também ressaltou a necessidade de programas inclusão do público LGBTQIA+ nas escolas. De acordo com a estudante, muitos LGBTQIA+ são julgados por não concluírem a formação educacional, mas o preconceito afasta a comunidade da escola.

“Inclusão escolar pressupõe igualdade, acesso, permanência. Eu vivi bullying em todo meu percurso escolar, então peço que as políticas públicas garantam o acesso e permanência dos LGBTQIA+ no ensino”, defendeu. Ariana concluiu a participação na Tribuna Popular agradecendo o espaço e a atenção dos vereadores, em especial ao vereador Pablo Aires, que fez o convite para que participasse do espaço, durante a sessão.

Marleide propõe programa contra pobreza menstrual em Mossoró

por Regy Carte publicado 19/10/2021 13h08, última modificação 19/10/2021 13h08
Proposta foi lida em plenário, na sessão de hoje, e encaminhada às comissões da Câmara
Marleide propõe programa contra pobreza menstrual em Mossoró

Vereadora Marleide Cunha anuncia projeto contra pobreza menstrual

Em pronunciamento na sessão da Câmara Municipal de Mossoró desta terça-feira (19), a vereadora Marleide Cunha (PT) anunciou apresentação do Projeto de Lei que institui o Programa de Combate à Pobreza Menstrual e Incentivo à Saúde Íntima Feminina no Município de Mossoró.

Ao pedir apoio dos demais parlamentares à proposta, Marleide Cunha disse ser urgente e necessária a discussão do tema, a fim de vencer tabu e compreender que adolescentes e mulheres e vulnerabilidade social precisam de políticas públicas nesse sentido.

“Desde 2014, a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera acesso à higiene menstrual um direito a ser tratado como saúde pública e relacionado à dignidade humana”, informa.

Marleide observa que esses direitos são afrontados, quando mulheres e adolescentes não têm condição de comprar adsorvente para assegurar higiene íntima.

“Esse problema prejudica a saúde física, porque pode causar infecção, prejudica a saúde mental e a educação, porque chega a provocar afastamento da escola”, alerta.

A vereadora acrescenta haver situações que, diante da falta de R$ 4,00 para aquisição de absorvente, a família precisa escolher entre a compra dele ou de comida.

O projeto que institui o Programa de Combate à Pobreza Menstrual e Incentivo à Saúde Íntima Feminina no Município de Mossoró (PLOL 215) foi lido em plenário, na sessão de hoje, e encaminhado para análise das comissões permanentes da Câmara.

Outros temas

No mesmo pronunciamento, Marleide Cunha reafirmou atuação pautada no debate de ideias e contra machismo, racismo, LGBTfobia, desigualdade e injustiça social.

Também registrou que o Governo do Estado sabe das dificuldades e tenta, da forma que pode, resolvê-las. “Se o prefeito herdou dívida total de quase R$ 1 bilhão, o Governo Fátima herdou débito de R$ 1 bilhão só em folha de pagamento”, compara.

Zé Peixeiro cobra mais atenção para pessoas carentes

por Regy Carte publicado 19/10/2021 13h06, última modificação 19/10/2021 13h06
Segundo o vereador, ‘há muita coisa a desejar em Mossoró’
Zé Peixeiro cobra mais atenção para pessoas carentes

Vereador Zé Peixeiro em pronunciamento na sessão desta terça-feira, 19 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça-feira (19), o vereador Zé Peixeiro (PP) pediu à Prefeitura mais atenção à população carente do município. Zé Peixeiro diz lamentar cenas por ele testemunhadas em visita a bairros da periferia de Mossoró.

“Tem muita coisa a desejar em Mossoró”, constata o vereador, ao exemplificar famílias cada vez mais pobres. Muitas, sem dinheiro para comprar gás, passaram a cozinhar à lenha. Outras passam fome, segundo o parlamentar, que alerta para o aumento da miséria em Mossoró.

Zé Peixeiro diz faltar lâmpada de LED em postos de ruas, água potável. Pessoas pobres não têm transporte para sepultar entes queridos no hospital Novo Tempo. “Mossoró é cidade riquíssima, mas com multidão de pessoas pobres”, lamenta, ao pedir atuação mais enérgica à Prefeitura,

“Peço ao prefeito mais atenção para as pessoas da periferia. Que ele pense em alternativas para ajudar essas famílias, como isentar de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), CIP (Contribuição de Iluminação Pública). E, principalmente, mais ações sociais urgentes”, propõe.

Câmara discutirá abastecimento de água em Mossoró

por Regy Carte publicado 18/10/2021 12h46, última modificação 18/10/2021 12h46
Audiência pública, quinta-feira, 21, é proposta pelo vereador Lawrence
Câmara discutirá abastecimento de água em Mossoró

Mesa diretora da Câmara de Mossoró: audiência pública, quinta-feira, 21 (foto: Edilberto Barros/CMM)

O abastecimento de água em Mossoró será tema de audiência pública, quinta-feira (21), às 9h, na Câmara Municipal de Mossoró. Proposta pelo vereador Lawrence Amorim (Solidariedade), a reunião analisará o cenário hídrico da cidade e buscará melhorias para o fornecimento de água.

“Propomos a audiência pública em razão de recorrentes reclamações, feitas por diferentes segmentos sociais, sobre ineficiência no abastecimento de água em Mossoró”, justifica o presidente da Câmara.

Segundo Lawrence, o cenário requer soluções urgentes e planejadas, para problemas atuais e futuros, haja vista o crescimento da cidade. “Também discutiremos demandas de esgotamento sanitário”, informa.

A audiência pública reunirá parlamentares, diretores da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), especialistas, líderes comunitários, construtores e outros participantes.

Será transmitida ao vivo pela TV Câmara Mossoró, no canal 23.2 da TCM Telecom e no canal Câmara Municipal de Mossoró no Youtube.

Zé Peixeiro cobra ações da gestão municipal

por Regy Carte publicado 13/10/2021 15h17, última modificação 13/10/2021 15h17
Vereador cita reforma do Vuco Vuco e assistência funerária à população pobre
Zé Peixeiro cobra ações da gestão municipal

Zé Peixeiro em discurso na sessão desta quarta-feira, 13

O vereador Zé Peixeiro (PP) reivindicou à Prefeitura de Mossoró ações há tempos prometidas, como a reforma do mercado do Vuco Vuco. Ele também cobrou suporte mais eficiente às pessoas carentes. É o caso, segundo o parlamentar, de assistência funerária à população pobre.

“Falta apoio para o traslado de falecidos de famílias carentes”, lamenta Zé Peixeiro. O povo menos favorecido, segundo ele, carece de outras ações de responsabilidade da Prefeitura. “É o caso de coleta de lixo em bairros periférico, mais distantes da área central da cidade”, acrescenta.

Zé Peixeiro também relata casos de perseguição política na gestão municipal, com a demissão de profissionais de diversas áreas. Ele diz lamentar situações dessa natureza e recear que prejudiquem a prestação de serviço à população mossoroense.

De origem humilde, historicamente ligado ao bairro Santo Antônio, o parlamentar reitera seu compromisso com a população mais carente de Mossoró. “Conheço de perto a dor do povo pobre. Por isso, continuarei ao lado do povo. Se o povo chamou, Zé Peixeiro chegou”, diz.

Ações do documento