Câmara promove audiência pública contra LGBTfobia
A Câmara Municipal de Mossoró promoveu, na tarde desta quinta-feira (19), audiência pública sobre LGBTfobia. O debate foi promovido pela vereadora Isolda Dantas (PT). O objetivo era debater soluções e políticas públicas voltadas à comunidade LGBT.
O professor Raniere Cardoso representou a deputada estadual Larissa Rosado e falou sobre projetos que a deputada possui, voltados para a comunidade LGBT. “O mandato de Larissa sempre se coloca à disposição da causa LGBT e minorias. A deputada apresentou proposituras que garantem aos casais homoafetivos que vivem em união estável o direito de se inscreverem em programas de habitação do estado, entre outras políticas públicas que promovem a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho e o combate ao preconceito.”.
Sargento Regina, coordenadora de Politicas de Promoção a Igualdade Racial do Estado, cobrou um conselho municipal de direitos humanos em Mossoró. “Mossoró deve ter um conselho municipal de direitos humanos e diversidade, órgão que defenda os direitos humanos e igualdade racial.”.
O vereador Rondinelli Carlos (PMN) disse que políticas públicas são fundamentais e cobrou respeito para a comunidade LGBT. Petras Vinícius (DEM) colocou o mandato à disposição para apoiar o movimento. “Não podemos excluir pessoas pela orientação sexual.”, enfatizou. Maria das Malhas (PSD) falou sobre a importância de respeitar as diferenças. “As pessoas devem ser felizes do jeito que quiserem.”. Os vereadores Francisco Carlos (PP), Raerio Araújo (PRB) e João Gentil (PV) também se mostraram solidários à causa. O parlamentar Ozaniel Mesquita (PR) destacou a importância da audiência pública. “Ontem foi aprovado um projeto de lei sobre o dia 17 de maio como dia municipal contra LGBTfobia e teve a colaboração de muitos vereadores. O meu mandato também está a disposição da comunidade LGBT.”, completou.
17 de Maio
A Câmara aprovou, nesta quarta-feira, projeto que institui o dia 17 de maio como Dia Municipal do Combate a LGBTfobia. A proposição partiu da vereadora Isolda Dantas e visa promover, no município, um momento de reflexão sobre a realidade dessa comunidade, além de pensar políticas públicas voltadas a eles.