Coordenador do MEC diz que reforma não mudará cenário da educação
“Não é uma lei que vai mudar a realidade da educação brasileira”. A análise é do coordenador do Ensino Médio do ministério da Educação (MEC), Wisley Pereira, e se refere à lei de reforma do ensino Médio, debatida na manhã desta quinta-feira, 18, em reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Mossoró.
Mais do que isso. O coordenador acredita que o trabalho pedagógico e os esforços de educadores são as ferramentas mais eficazes na melhoria da educação. Juntos, os dois instrumentos são capazes de alterar, por exemplo, resultados negativos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio, avaliados por ele como “devastadores”.
“O atual sistema fracassou, e isso é comprovado pelos indicadores do Ideb do Ensino Médio, estagnados desde 2011. Somente fatores como o sistema pedagógico e o trabalho dos educadores poderão promover as mudanças desejadas. Se ficar só na politização, não vamos avançar”, enfatiza.
Avaliação
Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o vereador Professor Francisco Carlos (PP), destacou o nível elevado do debate e a contribuição dada para a implantação da reforma do Ensino Médio no Rio Grande do Norte.
“Tivemos um debate de nível elevadíssimo, e pudemos esclarecer dúvidas importantes, através do representante do Mec e de outras categorias do movimento educacional, que certamente vão contribuir para que a reforma seja implementada da melhor maneira”, pontuou.
Implementação no RN
A subcoordenadora do Ensino Médio no Estado, Geralda Efigênia, explicou como será o processo de implantação nas escolas potiguares. “Adotamos uma estratégia de implementação, e estamos, desde abril, conversando com as diretorias regionais para que toda comunidade escolar participe da reforma. Também elaboramos um cronograma integrado para fomentar o debate”, detalhou.
Dezenas de representantes do movimento educacional, em todos os níveis, participaram da reunião ampliada da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O deputado Souza (PHS) também prestigiou o evento, ao lado dos vereadores Isolda Dantas (PT), Petras Vinícius (DEM) e Maria das Malhas (PSD).
Assessoria de Imprensa Professor Francisco Carlos