Vereadores cumprem agenda na UBS Dr Joaquim Saldanha, constatam problemas e reivindicam soluções

por Amanda Santana Balbi publicado 02/08/2017 10h12, última modificação 02/08/2017 10h12

Os vereadores Emílio Ferreira (PSD) e Ozaniel Mesquita (PR) visitaram segunda-feira passada (31), a Unidade Básica de Saúde Dr. Joaquim Saldanha, localizada no bairro Santo Antônio. Os parlamentares foram ao local com intuito de apurar denúncia alusiva a falta de luvas para procedimentos odontológicos, como também para a realização de curativos.

Os edis integram a Comissão de Saúde do legislativo mossoroense e a atividade desta manhã faz parte do calendário de ações desenvolvidas pela mesma.“Estivemos hoje pela manhã na UBS, para verificarmos a informação que nos foi repassada por usuários em relação a falta de material de trabalho como luvas e gaze”, explicou o vice-presidente da Câmara Municipal de Mossoró, ressaltando que na unidade o setor odontológico e o de curativos necessitam de maior atenção no que se refere à material para atendimentos.

No local, os vereadores Emílio Ferreira e Ozaniel Mesquita constataram a carência de material, como também de estrutura para atendimento aos pacientes. Segundo Emílio, ainda durante a manha a direção da unidade providenciou luvas, assegurando o atendimento de pacientes agendados para segunda-feira passada.

PSF

Eles também conversaram com membros da equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) que atua na unidade de saúde. A equipe, de acordo com relatos dos servidores, esta custeando parte do trabalho. Ozaniel Mesquita fez questão de destacar que esse acesso a internet tem como única finalidade a marcação de consultas. “Como pudemos observar, material para o dia-a-dia tem sido custeado pelos funcionarios para que o serviço não seja interrompido”, disse o parlamentar do Partido da República.

“Além de falta de um local para que possam se reunir e fazer atendimentos dentro da unidade, nós também verificamos que a equipe faz um rateio financeiro para custear acesso à internet para dinamizar os trabalhos”, revelou o vereador Emílio Ferreira. “Nossa intenção é levar essa demandas para a secretaria de Saúde e buscar as devidas melhorias”, acrescentou.

EMPENHO

Tanto Emílio Ferreira quanto Ozaniel Mesquita reconheceram que apesar das dificuldades, existe muito empenho e vontade de prestar um bom atendimento ao cidadão mossoroense. A unidade conta atualmente com três médicos, além de três odontólogos. “O que nos chamou a atenção é que mesmo com dificuldades, os servidores e direção superam os entraves com muita força de vontade e acima de tudo, espirito público”, finalizou o parlamentar do PSD que ressaltou ainda, necessidade de um assistente social para a UBS e também a questão da segurança na unidade, carência que foi amplamente cobrada por pacientes e servidores.

Os vereadores também pretendem solicitar ao município, uma presença mais constante de guardas municipais, protegendo tanto o cidadão quanto servidores da unidade.

Assessoria de Imprensa vereadores Ozaniel Mesquita e Emílio Ferreira