‘Cinquentinha’ defende adequação no estatuto da Previ

por Alessandro Dantas publicado 19/09/2023 12h22, última modificação 19/09/2023 12h22
Na Tribuna Popular, cidadão citou ação civil pública que investiga movimentações suspeitas em 2016
‘Cinquentinha’ defende adequação no estatuto da Previ

Tribuna Popular: Adequação em estatuto do Instituto Municipal de Previdência Social (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (19), o servidor público municipal aposentado Raimundo Nonato Sobrinho, “Cinquentinha”, defendeu adequação no estatuto do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró (Previ Mossoró). Ele frisou que, de acordo com o estatuto atual, os gestores possuem autonomia para a movimentação de recursos da Previdência Municipal. 

Ao iniciar seu pronunciamento, na tribuna do plenário, Cinquentinha relembrou do episódio ocorrido em 2016 onde, segundo ele, “os gestores da Previ promoveram um ataque sistemático às finanças da autarquia, através da retirada de recursos contratados com Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste”. 

“Já estive aqui na Câmara com o mesmo objetivo, tenho muita preocupação com o tema. Os servidores públicos municipais precisam ficar de olhos abertos, porque o que aconteceu pode acontecer novamente”, alertou. 

Investigação 

Cinquentinha destacou que o episódio, ocorrido em 2016, está sendo objeto de Ação Civil Pública, cujos autos, segundo ele, apontam prejuízos de mais de R$ 5 milhões. “Os servidores são os únicos prejudicados”, pontuou. 

Com isso, Cinquentinha sugeriu mudanças no estatuto da Previ, para que seja retirada a autonomia dos gestores da autarquia em movimentar recursos da previdência municipal. Segundo ele, tais ações só poderiam ser tomadas com o conhecimento do chefe do Executivo. 

“Toda movimentação financeira na Previ só pode ser feita com o conhecimento do prefeito ou da prefeita. Não foi o que ocorreu em 2016, onde tudo aconteceu sem o conhecimento do ex-prefeito Silveira Júnior”, disse.