Tribuna Popular: Agente de Saúde cobra pagamento de abono salarial

por Amanda Santana Balbi publicado 23/04/2025 12h05, última modificação 23/04/2025 17h49
Tribuna Popular: Agente de Saúde cobra pagamento de abono salarial

Agente de Saúde Glauter Alencar. Foto: Cláudio Júnior/CMM

Durante a Tribuna Popular da sessão ordinária desta quarta-feira (23), o agente de combate às endemias Glauter Alencar utilizou o espaço para pedir o pagamento do abono salarial destinado aos agentes comunitários de saúde e de endemias, em nome da categoria. Segundo ele, o benefício é garantido por lei federal.

“Minha participação aqui é em nome dos agentes de saúde e de endemias que estão há anos aguardando esse abono. Reivindicamos o cumprimento da Lei Federal nº 8.474/2025, que regulamenta esse direito”, declarou Glauter.

O agente destacou o papel fundamental dos profissionais da saúde básica na atenção primária, enfatizando que são “a porta de entrada e saída do sistema”, conhecendo de perto a realidade das famílias mossoroenses. “Somos eleitores, temos famílias, participamos ativamente nas Unidades Básicas de Saúde. Exigimos respeito e reconhecimento”, completou.

Resposta parlamentar

Em resposta à fala do agente, o vereador Genilson Alves (UB) afirmou que a pauta já está sendo discutida dentro do Legislativo e que houve avanços recentes no diálogo com o Executivo.

“Participei dessa discussão no ano passado, inclusive fui procurado pelo sindicato da categoria. Naquele momento, por estarmos em período pré-eleitoral, não era possível avançar com o projeto. Mas ontem (22), viabilizamos uma reunião com o secretário de Saúde, Almir Mariano, que recebeu os representantes da categoria. A construção desse caminho já começou e estamos buscando formas de encaminhar esse projeto para apreciação aqui na Câmara”, informou o parlamentar.

A Tribuna Popular é um espaço garantido pelo Regimento Interno da Câmara Municipal para que cidadãos, entidades e representantes da sociedade civil possam apresentar reivindicações e sugestões diretamente aos parlamentares.