Alex Moacir enaltece conquista histórica do setor salineiro

por Regy Carte publicado 05/06/2019 12h51, última modificação 05/06/2019 12h51
Vereador celebra decreto do reconhecimento social do sal
Alex Moacir enaltece conquista histórica do setor salineiro

Vereador Alex Moacir mostra decreto, que reconhece interesse social do sal (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, na sessão desta quarta-feira (5), o vereador Alex Moacir (MDB) se disse honrado por ter participado do que considera momento histórico para a economia de Mossoró: assinatura do decreto, pelo presidente Jair Bolsonaro, do reconhecimento da produção de sal como de interesse social do país, nesta terça-feira (4), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

Ele representou o Poder Legislativo na cerimônia, com a vereadora Izabel Montenegro (MDB), presidente da Casa. Segundo Alex Moacir, a edição do Decreto reconhece a relevância da produção de sal e confere segurança jurídica ao setor salineiro do Rio Grande do Norte, que responde por 96% do sal produzido em todo o Brasil.

“O decreto reitera a importância de uma atividade secular e que produz cerca de 6 milhões de toneladas por ano e gera mais de 50 mil empregos diretos e indiretos no semiárido nordestino. É uma vitória da região de Mossoró e do Rio Grande do Norte e estão de parabéns todos que contribuíram para essa conquista”, diz o vereador.

Alex Moacir lembra que a consolidação das salinas no litoral potiguar, contribuiu para estabilidade ambiental e manutenção da biodiversidade local, e que qualquer alteração nessas estruturas, além de inviabilizar a atividade secular das salinas, prejudicaria diretamente o ecossistema já formado e harmônico nessa região.

“Portanto, o reconhecimento do interesse social do sal coroa um trabalho em defesa do setor salineiro e da economia do Rio Grande do Norte e da região de Mossoró”, conclui Alex Moacir.