Aline Couto defende tratamento de pacientes renais crônicos

por Regy Carte publicado 17/12/2019 13h01, última modificação 17/12/2019 13h01
Vereadora alerta para suspensão de atendimento em Fortaleza
Aline Couto defende tratamento de pacientes renais crônicos

Vereadora Aline Couto na sessão desta terça-feira, 17 (foto: Edilberto Barros/CMM)

A vereadora Aline Couto (Avante) alertou para possível suspensão do atendimento de pacientes renais crônicos de Mossoró em Fortaleza (CE). Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (17), informou que já está tratando o problema com a Secretaria Municipal de Saúde.

“Fortaleza comunicou que o atendimento será suspenso a partir de janeiro. Essa situação muito nos preocupa, porque são pacientes, transplantados, acompanhados há muito tempo na capital do Ceará e que podem ter assistência comprometida com a decisão”, adverte.

Aline Couto defende diálogo entre os municípios de Mossoró e Fortaleza para que, ao menos, os pacientes que já fazem tratamento continuem a realizá-lo, já que diariamente renais crônicos precisam ir à capital e necessitam de assistência especializada para o resto da vida.

A parlamentar também demonstrou preocupação com o transporte desses pacientes, tanto para Fortaleza quanto para Natal, lembrando ser autora da lei que torna esse transporte política pública. “Chamo atenção para que eles tenham melhor tratamento no setor de regulação de transporte”, alerta.