Aline Couto pede que Estado providencie bolsas de ostomia

por Regy Carte publicado 16/10/2019 11h47, última modificação 16/10/2019 11h47
Vereadora propõe que Governo faça licitação para compra
Aline Couto pede que Estado providencie bolsas de ostomia

Vereadora Aline Couto faz apelo ao Governo do Estado na sessão desta quarta-feira, 16 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento na sessão da Câmara Municipal de Mossoró, nesta quarta-feira (16), a vereadora Aline Couto (Avante) defendeu que o Governo do Estado realize licitação para compra de bolsas de ostomia, para fornecimento a pacientes ostomizados em Mossoró.

Ostomizada é a pessoa que precisou passar por intervenção cirúrgica, para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma.

Pessoas nessa condição estiveram na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, para denunciar falta de bolsas na rede pública e reivindicar a solução. Aline Couto apoiou a causa e defendeu saída definitiva para o problema, e não mais paliativos, para que a falta das bolsas não volte a se repetir.

“Minha proposta é que o Estado faça uma licitação para compra de bolsas para cerca de 1.200 ostomizados que precisam, mas não podem comprar. E, além disso, resolva outros problemas e retome as cirurgias eletivas na nossa cidade, já que tanta gente também necessita dos procedimentos”, defende.

Saúde

Em outro pronunciamento na sessão desta quarta-feira, Aline Couto lamentou situação de uma paciente, internada no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), que precisou de transporte para Natal, mas que teve a solicitação negada pelo Estado, apesar da necessidade.

Também justificou a importância da rotatória em construção no acesso ao prolongamento da Avenida Rio Branco, tema de debate na sessão, e lembrou que a obra atende pedido de moradores, motorista e condutores e da própria Câmara. “A população aprova a obra”, frisou.