Aline Couto pede retorno de cirurgias eletivas

por Regy Carte publicado 27/05/2020 11h32, última modificação 27/05/2020 11h32
Vereadora alerta para pacientes em situação crítica
Aline Couto pede retorno de cirurgias eletivas

Aline Couto, membro da Mesa Diretora, presente ao plenário na sessão remota de hoje (27)

Em discurso na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (27), a vereadora Aline Couto (PSDB) solicitou à Secretaria Municipal de Saúde retorno das cirurgias eletivas em Mossoró, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A parlamentar alerta para pacientes em situação grave, à espera do procedimento. “Pessoas em casa em situação crítica, com quadros de hérnia, de vesícula, ginecológico e outros, piorando”, adverte.

Ela diz entender a gravidade da pandemia da Covid-19, mas pessoas podem morrer também por falta de cirurgia. “Recebo fotos comoventes, de pacientes que aguardam desde janeiro ou há mais tempo”, lamenta.

Aline Couto defende negociação com o Hospital Wilson Rosado, Maternidade Almeida Castro ou outras unidades de saúde para retomada das cirurgias. “Esse é uma necessidade urgente”, alerta.

Serviços urbanos

No mesmo pronunciamento, a vereadora agradeceu à Cosern pelo atendimento de solicitações da população, por meio do seu mandato, e parabenizou o gerente Miguel Rogério pela eficiência.

Informou continuidade da reforma do Mercado do Bom Jardim, com recursos da Caixa (Finisa), operação tapa buraco, troca de lâmpadas e limpeza urbana em ruas dos bairros Paredões e Barrocas.

Entre as ruas contempladas, Venceslau Braz, Marechal Deodoro, João Cordeiro, Marechal Floriano, Augusto da Escóssia, Tibério Burlamaqui, Geraldo Couto, Delfim Moreira, entre outras.

“Queremos tranquilizar moradores que a cratera, aberta pelas chuvas, no final do final da Rua Marechal Floriano, será consertada, e que o calçamento chegará à Rua Zeca Cirilino”, informa.

Por fim, enumerou solicitações à Caern para conserto de vazamento do bairro Itapatinga e reparos nas ruas Antônio Soares do Couto, Travessa Luiz Colombo, Emílio Castelar e Marechal Deodoro.