Artista pede fortalecimento da cultura popular em bairros de Mossoró

por Alessandro Dantas publicado 12/03/2024 12h21, última modificação 12/03/2024 12h21
Na Tribuna Popular, Dionízio do Apodi afirmou que cultura mossoroense não se resume a realização do Mossoró Cidade Junina
Artista pede fortalecimento da cultura popular em bairros de Mossoró

Tribuna Popular: Fortalecimento da Cultura Popular em bairros de Mossoró (foto: Edilberto Barros/CMM)

Durante pronunciamento no projeto Tribuna Popular da Câmara Municipal de Mossoró, hoje (12), o artista Dionízio do Apodi, do grupo ‘O pessoal do Tarará’, cobrou o repasse de emendas impositivas para a cultura popular realizada em bairros do município. 

Ao mencionar o investimento destinado a realização do Mossoró Cidade Junina (MCJ), o artista pontuou que a cultura mossoroense não pode se resumir à realização do evento junino. Segundo ele, o evento possui, de fato, papel importante no aspecto cultural do município, mas não abarca todos os trabalhadores da cultura da cidade. 

“Temos 137 comunidades rurais, o corredor cultural e imensa periferia que necessitam de cultura no município. Enquanto você injeta milhões no MCJ, com o discurso de que estamos investindo na cultura de Mossoró, quantos Arraias Juninos existiam nos bairros e não existem mais?”, observou o artista. 

Dionízio afirmou que a falta de financiamento dos movimentos culturais nos bairros tem extinguido movimentos populares. Segundo ele, hoje, o único investimento que é recebido pelos trabalhadores da cultura advém da Lei Maurício de Oliveira. 

“A cultura de Mossoró tem acesso a R$ 410 mil. Menos do que um cachê de Wesley Safadão, de Alok, é isso que realmente, de fato, é o que chega aos trabalhadores da cultura de Mossoró. Isso para o ano inteiro. Divida isso por 137 comunidades rurais e veja o que dá”, exemplificou. 

Para Dionízio, a solução para o problema passa pelo pagamento das emendas impositivas, destinadas às entidades pelos parlamentares. Segundo ele, desde 2022, o grupo ‘Pessoal do Tarará’ não recebe esses repasses. 

“Aí a gente vê que em municípios como em Apodi (RN) que as emendas são pagas. Por que em Mossoró a gente tem essa dificuldade? As emendas são declaradas inaptas, mas não dizem o motivo”, frisou.