Audiência abordará complexo fotovoltaico em Mossoró

por Regy Carte publicado 10/01/2024 12h59, última modificação 10/01/2024 12h59
Câmara cederá plenário para a reunião, quinta-feira (11), às 14h
Audiência abordará complexo fotovoltaico em Mossoró

Complexo fotovoltaico, em imagem ilustrativa (foto: Portal Solar)

A Câmara Municipal de Mossoró sediará audiência pública sobre o Complexo Fotovoltaico Sereno, quinta-feira (11), às 14h. A iniciativa é da empresa SER Renováveis, através da subsidiária Sereno Solar Energia Ltda., e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

Em recesso parlamentar, a Câmara é parceira do evento, através da cessão do plenário, haja vista o interesse público da audiência.

Na oportunidade, aberta ao público, a empresa e o órgão ambiental apresentarão o projeto e estudos ambientais do Complexo fotovoltaico Sereno.

O empreendimento será instalado em área de 265,45 hectares às margens da RN-015 (Mossoró/Baraúna), nas proximidades das localidades rurais Barrinha, Riacho Grande, Sereno, Fazenda Nova, Vertentes e Juremal, estas últimas em Baraúna.

Sediará duas usinas fotovoltaicas, cada uma com potência de 60,00 MW. Com previsão para entrar em funcionamento em 2026, vai gerar 168 empregos diretos e 372 postos de trabalho indiretos, com investimento em torno de R$ 3,5 milhões/MW.

Exigência legal

A audiência pública é uma etapa essencial, visando a participação popular no processo administrativo do licenciamento ambiental. Tem por objetivo esclarecer os pontos do Relatório de Impacto Ambiental (Rima), colher as inquietações e dirimir as dúvidas da população, especialmente das comunidades da área de influência do empreendimento.

Para isso, será disponibilizado transporte (ida e volta) para o evento aos moradores das comunidades referenciadas pelo projeto. Mais informações em (71) 98108-0566 / (84) 98169-8617.