Audiência defende mercado local no novo ciclo do petróleo

por Regy Carte publicado 31/03/2022 12h40, última modificação 31/03/2022 12h40
Reunião pública, hoje, reiterou importância da contratação de mão de obra, produtos e serviços de Mossoró e região
Audiência defende mercado local no novo ciclo do petróleo

Participantes da audiência pública sobre novo mercado de petróleo e gás, hoje, na Câmara Municipal (foto: Edilberto Barros/CMM)

A audiência pública sobre o novo ciclo do petróleo no Rio Grande do Norte, hoje (31), na Câmara Municipal de Mossoró, reafirmou a necessidade de valorização do mercado regional. Presidida pelo vereador Lamarque Oliveira (PSC), a reunião reiterou a importância da contratação de mão de obra, produtos e serviços de Mossoró e cidades vizinhas.

Representantes de diversas organizações participantes da audiência foram unânimes: as novas empresas compradoras de campos outrora operados pela Petrobras devem ter responsabilidade com a economia regional. Isto é, empregar trabalhadores locais e comprar insumos e outros produtos de empresas, além de aplicar responsabilidade socioambiental.

A expectativa é positiva nesse sentido, segundo o gerente do escritório Oeste do Sebrae, Paulo Miranda, que recentemente se reuniu com investidores em campos maduros do RN. “Eles demonstraram intenção de contratar mão de obra e prestação de serviços locais. Por isso, precisamos capacitar fornecedores para prestar melhor serviço possível”, disse.

Representante da Prefeitura de Mossoró, o secretário Franklin Filgueira (Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo) colocou à disposição o Painel de Empregos da pasta. A plataforma virtual dispõe de 50 mil currículos, inclusive, com qualificação na área de petróleo e gás. “A mão de obra local é bem preparada e tem custo menor”, observou.

Segundo o presidente do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro RN, )Pedro Lúcio, os trabalhadores locais dispõem de excelente nível de qualificação, elogiados Brasil afora. “Importante que as novas empresas tenham essa percepção. Também precisamos de convenção coletiva de trabalho, entre outros avanços, como o compromisso social”, defendeu.

Otimismo

A defesa de valorização local ocorre em meio ao otimismo com investimento no setor onshore potiguar (produção e exploração de petróleo e gás em terra). Em relação às empresas compradoras de ativos da Petrobras e outros campos, há expectativa de aplicação de R$ 8,8 bilhões nos próximos anos, inclusive no polo potiguar.

A informação foi repassada na audiência pública pelo secretário da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), Anabal Santos Júnior. “Temos perspectiva positiva tanto de aumento de produção quanto ao fornecimento de gás natural por produtores independentes no Rio Grande do Norte”, informa.

O vereador Lamarque Oliveira assegura que as discussões da reunião serão sintetizadas em documento a ser enviado aos operadores independentes no Estado. Entre eles, a 3R Petroleum e a Potiguar E&P, que lideram os investimentos. “O mercado vive um momento de transição. Audiência ajudou a entender o atual momento e as perspectivas futuras, impactos econômicos e sociais”, avalia.

Também participaram da audiência pública outros vereadores, como Carmem Júlia, Omar Nogueira e Marckuty, Sebastião Couto (EBS Perfurações e representante do Sinduscom), Ermeson Pinheiro (presidente OAB Mossoró), Hugo Fonseca (representante do Governo do Estado), representantes de terras produtoras de petróleo e gás no Vale do Açu, técnicos, especialistas, operários, entre outros.