Audiência pública debate apoio escolar para crianças e adolescentes em acolhimento institucional

por Amanda Santana Balbi publicado 25/05/2023 13h12, última modificação 25/05/2023 13h12
Iniciativa partiu do vereador Francisco Carlos

Audiência pública para debater inclusão e exclusão escolar de menores em acolhimento institucional. Foto:Edilberto Barros/CMM

A Câmara Municipal de Mossoró realizou uma audiência pública para debater o acesso à educação de crianças e adolescentes que se encontram em acolhimento institucional, na manhã desta quinta-feira, 25.

A iniciativa da audiência partiu do mandato do vereador professor Francisco Carlos (Avante). O vereador explicou que o foco é pensar como a educação chega às crianças em situação de acolhimento e elaborar junto ao poder público estratégias para melhorar o acesso desses jovens.

“Em 2022 fizemos uma importante reunião com a Comissão de Educação da Câmara para debater este assunto. Dessa reunião surgiu um relatório feito com a colaboração de várias entidades. Hoje apresentamos aqui esse documento para dar continuidade ao debate”, explicou Francisco Carlos.

Na audiência, o professor da UERN, Kildare Gomes pontuou alguns desafios enfrentados pelas crianças e adolescentes que estão em acolhimento institucional e defendeu políticas públicas voltadas para dar assistência escolar a estes menores. “São crianças que foram retiradas do convívio de suas famílias. Que provavelmente tinham uma educação escolar mal conduzida ou nem conduzida e desregramento social”, justificou o professor.

A secretária municipal de educação, Hubeônia Alencar e o diretor da 11ª Direc, que representou a Secretaria Estadual de Educação, Jadson Anaud, se colocaram à disposição contribuir com o debate. “Temos um setor que acompanha nossos adolescentes em acolhimento. E estamos sempre abertos para pensar e construir melhorias”, garantiu Jadson.

Também estiveram presentes na audiência a professora Fernanda Kallyne, que representou a UFERSA, Joana D’arc Morais, do grupo AFETO, Petras Vinícius, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social e Olegário Gurgel, promotor da educação da 4ª Promotoria de Justiça, além de conselheiros tutelares e educadores.

Ao final da reunião, o vereador Francisco Carlos finalizou garantindo que resultados do debate realizado na audiência serão encaminhados para os órgãos responsáveis para serem colocados em prática. “Tivemos um debate muito rico. Vamos dar os encaminhamentos necessários para viabilizar a prática o que foi debatido”, finalizou.