Audiência pública debate desafios e conquistas da psicologia

por Amanda Santana Balbi publicado 29/06/2022 19h00, última modificação 29/06/2022 16h14
Audiência é de autoria do vereador Tony Fernandes
Audiência pública debate desafios e conquistas da psicologia

Foto: Edilberto Barros/CMM

A Câmara Municipal de Mossoró realizou, na tarde de hoje, 29, uma audiência pública em homenagem aos 15 anos do Conselho Regional de Psicologia e aos 60 anos da regulamentação da profissão no Brasil. A autoria da audiência partiu do mandato do vereador Tony Fernandes (SD).

 Na ocasião, além de debater conquistas e desafios da profissão como o maior acesso a profissionais de psicologia no interior, novas demandas que os psicólogos receberam durante a pandemia e com as novas tecnologias, seis nomes da psicologia receberam homenagens.

 “Estamos em um momento de celebração. Falar de psicologia hoje é falar de vários espaços que a psicologia conquistou. Hoje o psicólogo está em todos os lugares. Se pensamos em saúde pensamos em psicólogos, na área social temos psicólogos nos Cras e unidades socioeducativas, nas unidades jurídicas, nos presídios estaduais e federais, nas organizações. Uma profissão apaixonante, uma ciência maravilhosa e algo transformador na vida das pessoas”, reforça Kalyana Cristina, coordenadora do curso de psicologia da Faculdade Católica do RN.

Confira o currículo dos homenageados:

Marilu Martins Silva Conselheira do I Plenário do Conselho Regional de Psicologia CRP-17/RN, foi representante da Região Oeste do da 13ª Região – Seção Rio Grande do Norte. Atua na clínica, desde 1993, com Formação em Gestalt Terapia e Terapia Cognitivo Comportamental. Experiência em consultoria de RH e recrutamento e seleção, treinamentos e avaliação psicológica. É Psicóloga da Secretaria Estadual de Saúde do RN, lotada no Hospital Regional Tarcísio Maia, Mossoró, desde 2009 e Psicóloga da Secretaria de Saúde de Areia Branca, de 2006 a 2016.

 Francisca Nivânia Serafim da Cunha Conselheira do II e III Plenário Conselho Regional de Psicologia CRP17/RN.Psicóloga há 22 anos de Profissão com Licenciatura e Formação em Psicologia Organizacional pela UEPB, Especialista em Psicologia Clínica Fenomenológica-Existencial pela UFPB e Formação GestaltTerapia pelo Centro Gestáltico de Fortaleza, Arteterapeuta pela UNIFIP, Servidora Pública Municipal de Mossoró lotada no Hospital Psiquiátrico de Mossoró Dr. Milton Marques de Medeiros e idealizadora do Espaço Ostara .

Cássio Clayton Martins Andrade Conselheiro do III Plenário do Conselho Regional de Psicologia CRP17/RN. graduação pela Universidade federal da Paraíba, Especialista em psicodiagnóstico pela Unichristus e especialista em psicologia do trânsito Psicólogo do IFRN Pau dos Ferros, professor da faculdade evolução – (Facep). Atua há doze anos na clínica infantil e adolescente.

José Evangelista de Lima Conselheiro do IV Plenário do Conselho Regional de Psicologia CRP17/RN. Psicólogo, especialista em Psicologia e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professor de Psicologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Psicólogo da Secretária Estadual de saúde pública do Rio Grande do Norte, lotado no Hemocentro Regional de Mossoró. Experiências Profissionais.

Maria Tereza Vieira Holanda Psicóloga, servidora pública da saúde no município de Mossoró, especialista em Abordagem Sistêmica da Família Gestalt Terapeuta. Acolhe e acompanha pessoas que convivem com HIV. Idealizadora do grupo de apoio Espaço da Palavra, bem como idealizadora do espaço terapêutico Centro Clinico Integrado. Profissional nos espaços da Psicologia Clínica individual e em grupo, da Psicologia da Saúde e da Psicologia Social.

Jesiane Maria de Sena Araújo Psicóloga e Economista. Especialista em Saúde da Família, em Neuropsicologia e Psicopedagogia. Mestre em Letras. Atua Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, no NASF de Pau dos Ferros e na Clínica com abordagem Psicanalítica.