Bancada feminina da Câmara realiza sessão solene em homenagem às mulheres que estão unidas no combate ao Câncer de Mama

por Amanda Santana Balbi publicado 22/10/2021 13h13, última modificação 22/10/2021 13h13
Sessão homenageou oito mulheres

Homenagem às mulheres que lutam e lutaram contra o Câncer de Mama. Foto: Edilberto Barros/CMM

A Câmara Municipal de Mossoró realizou uma sessão solene em homenagem às mulheres que venceram e que lutam contra o Câncer de Mama em Mossoró e região. A solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira, 22 e foi uma iniciativa da bancada feminina da Câmara, formada pelas vereadoras Larissa Rosado (PSDB), Carmem Júlia (MDB) e Marleide Cunha (PT).

Oito mulheres entre pacientes, voluntárias e profissionais da saúde foram homenageadas com uma menção honrosa em nome de todos os 23 vereadores da Câmara.

Participaram da sessão, as vereadoras da bancada feminina, o vereador Marckuty da Maísa (SD), a secretária municipal de saúde Morgana Dantas, o secretário municipal de desenvolvimento social e juventude Thiago Marques, a diretora do Hospital Regional Tarcísio Maia Herbênia Ferreira, que representou a governadora Fátima Bezerra na solenidade, pacientes, ex-pacientes, voluntárias de instituições que lutam contra o câncer e representantes de universidades.

Em pronunciamento, as vereadoras destacaram a luta das mulheres para vencer o câncer e as políticas públicas voltadas para a detecção e tratamento precoce. “Essa semana aprovamos nesta Casa um projeto de minha autoria que garante atendimento prioritário para pessoas com câncer. Os exames e consultas devem ser feitos em até 72h. Sabemos que o câncer não espera”, destacou Carmem Júlia.

“Hoje homenageamos essas mulheres em nome de todas que lutam, que lutaram e que fazem parte da rede de apoio no combate ao câncer de mama. Mas homenagear a mulher é também lutar por políticas públicas voltadas para elas, lutar por exames, lutar para que tenhamos mamógrafos acessíveis para pessoas com deficiência e é isso que fazemos na Câmara”, reforçou Larissa Rosado.

Mamografia

A unidade móvel de saúde do SESC está em Mossoró, pela primeira vez, realizando exames preventivos e mamografias. Os exames são totalmente gratuitos. A previsão é de que cerca de 2.000 mulheres sejam atendidas. A ação faz parte de uma iniciativa entre o SESC, a Prefeitura de Mossoró e a Câmara Municipal.