Cabo Tony defende apoio a classe artística e reconhece fortalecimento da GCM

por Sérgio Oliveira publicado 25/05/2021 15h47, última modificação 25/05/2021 15h47
Hospital Psiquiátrico também recebe aplausos do vereador
Cabo Tony defende apoio a classe artística e reconhece fortalecimento da GCM

Vereador Cabo Tony Fernandes na sessão ordinária do dia 25 de maio de 2021. Foto: Edilberto Barros

A preocupação com os artistas de Mossoró, reforço no setor de segurança e a inauguração de mais um equipamento para qualificar a saúde pública foram temas debatidos pelo vereador Cabo Tony Fernandes (Solidariedade). Ele aproveitou o espaço no grande expediente da sessão da terça-feira, 25, para alertar e lamentar o retrocesso, por parte do Governo do Estado, que deixou de pagar as diárias operacionais da polícia militar.

Sobre o setor de cultura, gravemente atingido com o período de pandemia da Covid-19, Cabo Tony disse entender a necessidade de se aprovar projetos que venham a favorecer a classe artística. “Porém, para qualquer proposta que seja discutida agora, existe a necessidade  de antes, conversarmos com o prefeito Allyson Bezerra para entender o que realmente será viável, para não gerar nenhum prejuízo aos mossoroenses”, explicou. De acordo com o vereador, ele inclusive já conversou com alguns seguimentos, dos violeiros repentistas por exemplo, que ainda não foram inseridos no grupo de prioridade.

Para evitar prejuízo aos artistas, o vereador pede um pouco mais de paciência e um tempo para que exista essa reunião com o prefeito. Ao mesmo tempo, aguarda que os projetos em tramitação no legislativo sejam primeiro debatidos e votados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Enquanto isso, ele já fez o pedido para que aconteça o encontro com o Poder Executivo. Entende Cabo Tony que, se não existir essas providências, pode acontecer prejuízo para as partes envolvidas.

Segurança

Bastante identificado com o setor de segurança pública no Rio Grande do Norte, o vereador Cabo Tony Fernandes destacou a entrega de viaturas à Guarda Civil Municipal (GCM). Lembrou que essa era uma luta antiga, quando participou, na condição de presidente da associação de policiais, para que a GCM viesse a agregar às forças de segurança. “A GCM pode sim ser a polícia do município, armada e estruturada, atuando em ações integradas com as forças do estado”, reforçou. Em seguida, o vereador lamentou que, enquanto o município avança com a sua guarda municipal, o estado retroage, por não pagar as diárias operacionais da PM.

Outros temas

Outro assunto registrado pelo vereador foi para enaltecer o município que, depois de 05 anos, anunciou a contratação de um neuropediatra. Luta de vários seguimentos, inclusive da Comissão de Defesa dos Direitos dos Autistas da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Mossoró.  “Essa é uma luta antiga que vem atender, principalmente, a comunidade mais carente”, comentou o vereador lembrando que os valores em consultas particulares são fora da realidade financeira da maioria das pessoas que precisam manter esse tratamento obrigatório.

Outra conquista fundamental para Mossoró foi a inauguração do Hospital Psiquiátrico. A estrutura anterior, o São Camilo, estava abandonada pela gestão anterior. “Lembro que, desde 2019, a prefeitura não pagava sequer o aluguel do São Camilo. Além do estado de vulnerabilidade extrema que viviam seus pacientes e funcionários”, afirmou. Cabo Tony reforçou que não é mais possível governar o município só com maquete, e o povo não aceita ser mais enganado. Por fim, reconheceu a parceria com a doação do prédio por parte do Governo do Estado.