Cabo Tony defende inclusão de agentes de segurança como prioridade em vacina

por Sérgio Oliveira publicado 16/03/2021 14h10, última modificação 16/03/2021 14h10
Vereador também pede atenção com farmácias, supermercados e o trabalho dos garis
Cabo Tony defende inclusão de agentes de segurança como prioridade em vacina

Vereador Tony Fernandes na sessão ordinária remota do dia 16 de março de 2021. Foto: Edilberto Barros

Sem prejuízo para os grupos prioritários previamente definidos, tais como, idosos e profissionais da área de saúde, o vereador Cabo Tony Fernandes (Solidariedade) entende que existem outras categorias trabalhando em zona de risco na questão da Covid-19. O parlamentar aproveitou o debate na Câmara Municipal de Mossoró para pedir a inclusão dos agentes de segurança, pessoal que trabalha nas farmácias e na limpeza da cidade, no caso, os garis.

Cabo Tony disse não entender o fato desses profissionais serem lembrados nos decretos do governo do estado como atuantes em serviços essenciais, porém deixam de ser no momento em que é definida a questão da vacinação. “Eles estão sendo lembrados como essenciais apenas para executar o trabalho, porém deixam de ser quando se define quem é prioritário para receber a vacina”, argumenta o vereador para em seguida solicitar que todos eles sejam incluídos no rol daqueles que receberão, no primeiro momento, o direito de ser vacinado.

Na área da segurança o vereador Cabo Tony Fernandes defende que sejam vacinados, como prioritários, os operadores ou agentes que atuam na Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiro. Somam-se a estes os profissionais de supermercados e os garis que atuam na limpeza pública.  “Isso não significa que vamos excluir os idosos e profissionais da saúde, pelo contrário, estamos apenas acrescentando aqueles que também atuam no combate ao crime diariamente (segurança), aqueles que são procurados quando a pessoa fica doente (farmácia) e os responsáveis pela limpeza pública (garis)”, esclarece e especifica o vereador.

Indicações

Ainda referente ao combate a Covid-19, o vereador também lembrou aos seus pares algumas indicações de sua autoria. São matérias, explicou Cabo Tony, que cuidam de ações voltadas para o uso de máscaras, álcool em gel e testagem em massa da população.

Aniversário

Em seu pronunciamento ele aproveitou para lembrar a importante data vivida pelos mossoroenses na segunda-feira, dia 15 de março. Data essa do aniversário de emancipação política do município. Além dos feitos lembrados no calendário oficial, o vereador citou a luta pela liberdade e direitos dos trabalhadores encabeçada pela Liga Operária, a partir do ano de 1922, como também a luta em defesa dos trabalhadores das salinas organizada pelo conhecido Sindicato do Sal ou a luta do Sindicato dos Garranchos. O vereador reforçou que em outra oportunidade tratará do tema com maiores detalhes, já que também é historiador.