Cabo Tony Fernandes defende inclusão das pessoas com deficiência

por Sérgio Oliveira publicado 22/09/2021 14h45, última modificação 22/09/2021 14h45
Vereador anuncia inauguração de nova sede da Associação de Surdos de Mossoró
Cabo Tony Fernandes defende inclusão das pessoas com deficiência

Vereador Cabo Tony Fernandes na sessão do dia 22 de setembro. Foto: Edilberto Barros.

O lançamento da Semana Municipal de Luta das Pessoas com Deficiência que aconteceu na terça-feira, 21, em Mossoró, foi destaque nos debates da Câmara Municipal de Mossoró. O tema foi levantado pelo vereador Cabo Tony Fernandes que tem transformado o seu mandato em trincheira de luta em favor desse seguimento da sociedade. Durante o evento foram apresentadas várias sugestões, alternativas e a citação das dificuldades que esse público enfrenta. Além de apresentações promovidas por diferentes entidades que representam essas pessoas.

Durante a solenidade de lançamento da semana, entre outras novidades, a boa notícia foi repassada pelo prefeito Allyson Bezerra (SD). O chefe do executivo anunciou a contratação de um neuropediatra para a cidade de Mossoró. A missão, entre outras, é de atender principalmente as crianças com autismo, uma demanda antiga. “Crianças que antes passavam meses e ano sem essa assistência. Eu tenho conhecimento de uma família que durante três anos esperou esse atendimento para o seu filho. Mossoró passou seis anos sem a presença de um neuropediatra e esse direito foi negado aos que precisavam”, denunciou Cabo Tony.

Nova sede

Outro ponto, luta do mandato do vereador Cabo Tony, foi a garantia de uma nova sede para Associação de Surdos de Mossoró (ASMO). A sede antiga não tinha a menor condição de funcionamento por se localizar em uma rua escura e local insalubre. “Foi difícil encontrar um prédio em Mossoró pois existe uma cultura do município não pagar o aluguel, por isso a dificuldade em encontrar essa casa. Fomos em vários bairros, encontramos uma casa boa no bairro Aeroporto”, narrou o vereador. Com o novo espaço, a comunidade surda agora terá uma sede em boas condições e em ambiente menos perigoso. O contrato já se encontra na prefeitura para o prefeito assinar e no dia 26 deverá acontecer a inauguração da nova sede.

De acordo com o vereador, durante muito tempo essa comunidade não teve voz e vez e é chegado o momento de prestigiar e essa casa será fundamental na luta em favor da Associação de Surdos de Mossoró. “Foi uma semana de conquistas que não pode ser só de comemoração, mas de mostrar que a pessoa deficiente também é humana e também merece atenção do poder público e das empresas particulares. Temos conhecimentos do pouco respeito com o seu aproveitamento em subemprego”, afirmou. Hoje em torno de 25% da população é deficiente, existindo números comprovando que Mossoró já chegou a atingir 27 por cento. O vereador reafirmou que o seu mandato dará voz na reivindicação de políticas públicas para esse seguimento da sociedade mossoroense. “Aproveito para agradecer algumas homenagens que recebi, através de um cordel da área de inclusão, e também da Associação de Sargentos da Polícia Militar em reconhecimento da nossa luta em favor da categoria que resultou em um plano de carreira que garantiu promoções aos policiais e bombeiros do Rio Grande do Norte”, agradeceu o vereador. Cabo Tony Fernandes dizendo que sua luta também é pela coletividade dos praças e bombeiros.