Cabo Tony Fernandes lamenta morte de policial e cobra parceria na segurança

por Sérgio Oliveira publicado 13/04/2021 13h25, última modificação 13/04/2021 13h35
Vereador disse que crime organizado cresceu e polícia encolheu, por isso é preciso união
Cabo Tony Fernandes lamenta morte de policial e cobra parceria na segurança

Vereador Cabo Tony Fernandes na sessão do dia 13 de abril. Foto: Edilberto Barros.

A morte do policial Cabo Marcolino reforçou o tema da segurança nos debates na Câmara Municipal de Mossoró. O vereador Cabo Tony Fernandes (Solidariedade), que também é Policial Militar, lamentou o episódio e cobrou mais parceria e melhor estrutura para o trabalho dos agentes de segurança no município que, segundo o vereador, vivem uma situação de guerra contra a marginalidade.

O vereador ressaltou as qualidades do colega de farda e o descreveu como um policial honesto e digno que defendia a sociedade. “Quando um policial morre, também morre uma parte da sociedade. Digo isso pelo fato de ser a polícia a última barreira social entre a população e a barbárie da violência”, disse.

Como proposta concreta de combate ao crime, o parlamentar apresentou um Projeto de Lei no qual estabelece parceria pública privada entre o município, empresas e comerciantes. O vereador afirma que existem empresários, por exemplo, dispostos a doar câmeras para que seja montado um sistema de monitoramento em toda cidade, principalmente em suas entradas e saídas, além de outros pontos que seriam definidos por uma equipe técnica.

Com esse sistema, as imagens seriam enviadas para uma central de monitoramento e, logo em seguida, essa central acionaria uma viatura para combater o ato criminoso. “Existem câmeras inteligentes que podem ser utilizadas para identificar o veículo, sua placa e fazer um levantamento de qual o destino esse tomou após o ato criminoso”, explicou. O vereador aproveitou para pedir o apoio de seus colegas para aprovar o seu projeto.

Guarda Municipal

Outro ponto importante seria fortalecer o trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM). Nesse ponto, além do avanço da atual gestão que retirou guardas de pontos fixos e colocou nas ruas, o vereador Cabo Tony defende que estes trabalhem armados.

Cabo Tony também defendeu a parceria entre Polícia Militar e Guarda Municipal. “Fui às cidades de Parnamirim e Natal e observei que funciona muito bem o trabalho de troca de informação, o que não acontece em Mossoró. Podemos firmar esta parceria em Mossoró também”, disse.