Câmara aprova campanha de prevenção ao diabetes em Mossoró

por Regy Carte publicado 14/09/2022 14h21, última modificação 14/09/2022 14h21
Projeto é de autoria do vereador Marrom Lanches e segue à Prefeitura para veto ou sanção
Câmara aprova campanha de prevenção ao diabetes em Mossoró

Vereador Marrom Lanches na tribuna da Câmara, nesta quarta-feira, 14 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Na sessão desta quarta-feira (14), o plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou o Projeto de Lei 109/2022, que institui a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Diabetes de Mossoró. A proposta foi aprovada em regime de urgência e é de autoria do vereador Marrom Lanches (DC).

Segundo o projeto, a campanha será realizada anualmente, na segunda semana do mês de novembro, abrangendo o dia 14, quando se comemora o Dia Mundial do Diabetes.

A proposta, que segue à Prefeitura para veto ou sanção, insere a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Diabetes no calendário oficial de datas e eventos de Mossoró.

Necessidade

Em pronunciamento na tribuna do plenário, Marrom Lanches defendeu a aprovação do projeto. Segundo o vereador, o número de pessoas com a doença aumentou em 74 milhões, totalizando 537 milhões de adultos no mundo em 2021.

No Brasil, as estimativas somam 16,8 milhões de pessoas com a doença, cerca de 7% da população. Os dados são Federação Internacional de Diabetes.

Marrom Lanches considera alarmantes os números da doença, o que justifica a necessidade da Semana Municipal, cujo projeto apresentou semana passada. “Precisamos alertar os jovens a respeito da diabetes, de como evitá-la, através de hábitos de vida mais saudáveis”, diz.

O parlamentar advertiu também para graves consequências da diabetes no organismo, como complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

“Tenho familiares diabéticos, já enfrentei perdas na família em razão da doença e conheço essa dor. Precisamos orientar nossos filhos, ter que dar alguns não eles. É melhor ver filho chorando e do que chorar a perda de um filho. Daí, nosso projeto tem suma importância”, conclui Marrom Lanches.