Câmara aprova Dia do Doador Voluntário de Sangue

por Regy Carte publicado 12/03/2024 12h18, última modificação 12/03/2024 12h18
Segundo o vereador Paulo Igo, a data visa reconhecer doadores e estimular doações
Câmara aprova Dia do Doador Voluntário de Sangue

Vereador Paulo Igo é autor do projeto (foto: Edilberto Barros/CMM)

A Câmara Municipal de Mossoró aprovou hoje (12), por unanimidade, o Projeto de Lei 242/2021, de autoria do vereador Paulo Igo (Solidariedade). A proposta institui o Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue em Mossoró, a ser comemorado, anualmente, no dia 25 de novembro.

Segundo Paulo Igo, a data objetiva conscientizar a população de Mossoró, através de procedimentos informativos e educativos, sobre a importância de doação de sangue, procedimentos, confiabilidade e possíveis doadores.

O vereador diz haver em Mossoró centenas de doadores de sangue voluntários, que, no anonimato, ajudam a salvar vidas com seu próprio sangue. “São esses heróis sem medalhas que fazem o bem sem olhar a quem, e só são lembrados quando alguém precisa de sangue, e a quem precisamos reconhecer”, diz o vereador.

Ele acrescenta como outro objetivo do projeto desmistificar o ato de doar sangue, “pois uma simples doação de sangue pode salvar muitas vidas.” O Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue será incluído no calendário oficial do município e realizado anualmente. A proposta segue ao Poder Executivo para veto ou sanção.