Câmara aprova Museu do Sertão como patrimônio histórico e cultural

por Regy Carte publicado 16/11/2022 13h09, última modificação 16/11/2022 13h09
Projeto de Lei é de autoria do vereador Professor Francisco Carlos
Câmara aprova Museu do Sertão como patrimônio histórico e cultural

Peças do acervo do Museu do Sertão, reconhecido na Câmara de Mossoró (foto: Reprodução)

O Museu do Sertão Professor Benedito Vasconcelos Mendes fará parte do patrimônio histórico e cultural de Mossoró. Projeto de Lei com essa finalidade (120/2022), de autoria do vereador Professor Francisco Carlos (Avante), foi aprovado no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, hoje (16).

O Museu do Sertão fica na Fazenda Rancho Verde, a quatro quilômetros de Mossoró. Tem acervo com mais de duas mil peças, que contam a história do sertanejo e seu modo de vida.

Foi idealizado pelo engenheiro agrônomo, professor e escritor cearense Benedito Vasconcelos Mendes. A instituição não faz parte de nenhum órgão público. É uma associação pública de direito privado, a qual todos podem ter acesso em visitação e pesquisas.

Dentre as peças do Museu do Sertão, está a “Cabeça do Gigante”, escultura com cerca de sete toneladas e mais de três metros de altura, feita em concreto armado pelo artista plástico potiguar “Bibiu de Lajes”.

Francisco Carlos acrescenta que o acervo é composto por peças que remetem à cultura nordestina, incluindo a pega de boi, a vegetação e apetrechos de vaqueiro, como gibão-de-couro de veado catingueiro, perneiras, guarda-peito, guarda-pés, luvas, esporas e chapéu de couro.

É um espaço, segundo ele, que mantém viva a tradição e a cultura nordestina. Portanto, reúne características para compor patrimônio histórico e cultural de Mossoró. “Agradeço aos colegas vereadores e vereadoras pelos votos favoráveis a esse projeto e parabenizo o professor Benedito Vasconcelos pelo grande trabalho que realiza", diz Francisco Carlos.