Câmara de Mossoró aprova desconto e parcelamento de débitos

por Regy Carte publicado 03/05/2023 12h05, última modificação 03/05/2023 13h00
Projeto do Executivo renova condições de pagamento de IPTU, ISS e taxas
Câmara de Mossoró aprova desconto e parcelamento de débitos

Plenário da Câmara, na sessão de hoje, 3: aprovação de PPI, por unanimidade (foto: Edilberto Barros/CMM)

O plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou em regime de urgência, hoje (3), por unanimidade, a edição 2023 do Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), executado nos últimos dois anos. Instituído pelo Projeto de Lei Complementar do Executivo 15/2023, o novo PPI é destinado à liquidação de créditos tributários da Fazenda Pública Municipal, vencidos até 31 de dezembro de 2022.

Conforme o texto aprovado e enviado à Prefeitura para sanção, o programa oferece descontos e parcelamentos: 90% de desconto em parcela única; 85% em até seis parcelas; 75% em até 12 parcelas; 70% em até 24 parcelas; 65% em até 36 parcelas; 60% em até 48 parcelas; 50% em até 60 parcelas e 30% de desconto no caso de pagamento do débito em até 72 parcelas.

O valor mínimo de cada prestação não poderá ser inferior a R$ 50,00 para pessoa física e a R$ 150,00 para pessoa jurídica. Incluem-se no PPI débitos parcelados anteriormente, não integralmente quitados, ainda que cancelado por falta de pagamento.

Para aderir ao Programa e ter direitos aos benefícios, o contribuinte terá que regularizar débitos vencidos com a Fazenda Pública Municipal, de fatos gerados a partir de 1º de janeiro de 2023 até a data do requerimento de adesão.

“Em caso de descumprimento do parcelamento, o contribuinte poderá solicitar o reparcelamento do saldo remanescente uma única vez, desde que observado o prazo na lei do PPI, incluindo eventual prorrogação, se houver”, estabelece o projeto.

No reparcelamento, as multas e os honorários advocatícios serão restabelecidos aos seus percentuais máximos e não terão qualquer redução. A adesão ao programa deverá ser realizada em prazo, improrrogável, de 60 dias corridos, cujo início e término serão definidos em regulamento.

Tributos passíveis de desconto e parcelamento no PPI

(Fato gerador do débito ocorrido no exercício de 2022 e em anos anteriores)

I - Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU);

II - Taxa de Acondicionamento, Remoção, Controle, Transporte e Destinação Final do Lixo;

III - Taxa de Localização de Estabelecimento de qualquer natureza;

IV - Taxa de Fiscalização de Funcionamento e Instalações de Estabelecimento de qualquer natureza;

V - Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);