Câmara de Mossoró aprova Dia de Enfrentamento à Psicofobia

por Regy Carte publicado 04/10/2023 12h31, última modificação 04/10/2023 12h31
Termo designa discriminação, estigma e exclusão de pessoas com problemas de saúde mental
Câmara de Mossoró aprova Dia de Enfrentamento à Psicofobia

Vereador Isaac da Casca, na sessão de hoje, alerta para preconceito a pessoas com problemas de saúde mental (foto: Edilberto Barros/CMM)

Por unanimidade, o plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou hoje (4), em regime de urgência especial, o Projeto de Lei 62/2023, de autoria do vereador Isaac da Casca (MDB), que institui no calendário oficial de Mossoró o Dia Municipal de Enfrentamento à Psicofobia.

A psicofobia é a discriminação, o estigma e a exclusão de pessoas que sofrem de problemas de saúde mental, incluindo depressão, ansiedade, transtornos alimentares, bipolaridade e outros.

Segundo Isaac da Casca, essa discriminação pode ter impacto profundo na vida das pessoas que sofrem de problemas de saúde mental, e levar a sentimentos de vergonha, isolamento social e piora dos sintomas.

“Por isso, a criação de um dia estadual de combate à psicofobia é importante para aumentar a conscientização sobre a discriminação enfrentada por pessoas com problemas de saúde mental e incentivar a aceitação e inclusão dessas pessoas na sociedade”, justifica o parlamentar.

Ademais, segundo ele, é uma oportunidade para educar a sociedade sobre as causas e sintomas desses problemas de saúde mental, bem como para fornecer informações sobre os tratamentos e recursos disponíveis para aqueles que precisam de ajuda. “Obrigado aos colegas vereadores e vereadoras pela aprovação do projeto”, agradece.