Câmara de Mossoró aprova projetos na volta do recesso

por Regy Carte publicado 01/08/2023 13h12, última modificação 01/08/2023 13h12
Vereadores e vereadoras também debateram temas de interesse público
Câmara de Mossoró aprova projetos na volta do recesso

Sessão da Câmara desta terça-feira, na volta do recesso de 15 dias

Na retomada do recesso parlamentar de 15 dias, hoje (1º), o plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou o Projeto de Lei nº 173/2021, por unanimidade. De autoria do vereador Isaac da Casca (MDB), a proposta cria a campanha Setembro Laranja para conscientização e combate ao uso de drogas em Mossoró.

Conforme o texto aprovado, que segue ao Executivo para veto ou sanção, a campanha fará parte do calendário oficial de eventos de Mossoró e será realizada anualmente, nas escolas da rede municipal, comunidades e centros de recuperação de dependentes químicos.

Na prática, o Setembro Laranja funcionará como o mês de conscientização e combate ao uso de drogas, com debates, palestras, seminários, simpósios e apresentações artísticas. Também divulgará trabalhos de alunos e educadores sobre os malefícios do consumo de drogas.

“É alarmante os casos de jovens e adolescentes que iniciam o consumo de drogas muito cedo. Através dessa campanha, podemos sensibilizar e conscientizar sobre os danos sociais causados pelo consumo de drogas lícitas e ilícitas. Com isso, realizar as devidas orientações sobre o tema nas escolas”, justifica Isaac da Casca.

Ruas e licença

O projeto criador da campanha Setembro Laranja foi aprovado em regime de urgência especial, a exemplo do Projeto de Lei do Executivo 62/2023, que denomina 26 ruas do loteamento São Miguel, no bairro Santa Júlia.

Ao todo, nesta terça-feira, o plenário analisou quase 120 proposições, entre projetos do Legislativo (encaminhados às comissões), indicações e requerimentos.

Entre os requerimentos, aprovou a licença não remunerada de 31 dias do vereador Genilson Alves (Pros), a contar de amanhã (2), para tratamento de assuntos particulares. Em agosto, por causa do afastamento do titular, assumirá ainda esta semana a suplente Marileide.

Além de votar a pauta legislativa, os vereadores e vereadoras debateram, na tribuna, diversos temas de interesse público. É o caso da saúde mental, educação, fruticultura irrigada, esporte e juventude.