Câmara de Mossoró reafirma importância da Petrobras

por Regy Carte publicado 05/10/2021 12h12, última modificação 05/10/2021 12h12
Audiência pública traça panorama e perspectivas do setor de petróleo
Câmara de Mossoró reafirma importância da Petrobras

Audiência pública em alusão aos 68 anos da Petrobrás. Foto: Edilberto Barros/CMM

Ao celebrar os 68 anos da Petrobras, em audiência pública, hoje (4), a Câmara Municipal de Mossoró reafirmou a importância da empresa para a economia do Rio Grande do Norte. A reunião também traçou panorama e perspectivas futuras do setor de petróleo para a região de Mossoró, a partir do impacto da redução de investimentos na produção e no emprego.

O diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Secretário Geral do Sindipetro RN, Pedro Lúcio, informou que o investimento da Petrobras no Rio Grande do Norte caiu de R$ 1 milhão e 553 mil, em 2010, para R$ 546 mil, em 2018.

Já a produção foi reduzida de 82.283 barris de óleo equivalentes/dia, em 2004, para 32.633/dia, em 2021 (até agosto). Em relação ao emprego, o total de trabalhadores terceirizados desabou de 13.151 trabalhadores, em 2011, para 4.704 em 2020.

Diante desse cenário, segundo Pedro Lúcio, é preciso mirar as novas fronteiras exploratórias no Rio Grande do Norte e a importância da permanência da Petrobrás no Estado.

Citou como exemplo a 15ª Rodada da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que, recentemente, ofertou 13 blocos na Bacia Potiguar. “Não podemos aceitar a privatização das refinarias e saída da Petrobras do nordeste”, alertou.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado e de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Silvio Torquato, afirmou que o Governo do Estado está à disposição para ações em prol do fortalecimento do papel da Petrobras no Rio Grande do Norte.

A audiência pública contou com a presença dos vereadores Lawrence Amorim (presidente da Câmara e proponente da audiência pública), Larissa Rosado, Marleide Cunha, Pablo Aires, Naldo Feitosa e Edson Carlos.

Também prestigiaram a reunião Ivis Corsino (coordenador geral do Sindipetro RN); Orildo Lima (presidente da Associação dos Profissionais Geólogos do Rio Grande do Norte – Agern); William Marimbono Vinagre (diretor da Associação dos Engenheiros da Petrobras – AEPET); Antônio Marcos Brasil (diretor da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Estado - CTB/RN); Ronaldo Maia (representando o mandato da deputada federal Natália Bonavides); entre outros.

Segundo o vereador Lawrence Amorim, foi importante a audiência para reafirmar à sociedade a relevância da Petrobras e do setor de petróleo e gás para o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte.

“Agradecer a todos e a todas que participaram da audiência, que deu voz às entidades representativas do setor. Importante para mostrar a importância de a Petrobras aumentar os investimentos na região de Mossoró”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Mossoró.