Câmara entrega Moção de Aplausos pelos 62 anos da Rádio Rural de Mossoró
A Câmara Municipal de Mossoró entregou, nesta quinta-feira (21), Moção de Aplausos em homenagem aos 62 anos da Rádio Rural de Mossoró. A iniciativa foi do vereador Vladimir de Paula Tavares (PSD), autor do Requerimento nº 106/2025, aprovado pelo plenário da Casa Legislativa.
Fundada em 2 de abril de 1963, a Rádio Rural nasceu com o propósito de ir além da transmissão de notícias e entretenimento. Desde sua origem, assumiu missão educativa e social, voltada à formação cidadã e humana do povo sertanejo.
Sua inauguração foi um marco histórico, com a presença de grandes autoridades da época, como o então Presidente da República João Goulart, o governador do Estado Aluísio Alves, o senador Dix-huit Rosado, o deputado federal Vingt-un Rosado, além de líderes eclesiásticos, entre eles o futuro diretor da emissora, Monsenhor Américo Simonetti, e o então bispo da Diocese de Mossoró, Dom Gentil Diniz Barreto.
Ao longo das décadas, a Rádio Rural consolidou-se como verdadeiro patrimônio cultural de Mossoró e região, sendo pioneira em iniciativas de educação, como a alfabetização de adultos pelo rádio, dentro do Movimento de Educação de Base (MEB). Sempre manteve viva a tradição do serviço público, com informação de credibilidade, valorização da música e difusão da cultura popular.
Seu crescimento técnico, com o aumento da potência de 1 para 10 kW, foi acompanhado por sua expansão institucional e pelo destaque de grandes comunicadores, como o inesquecível Manoel de Alves Oliveira, o “Seu Mané”, que marcou gerações com programas como A Rural no Sertão e A Hora da Coalhada.
“Esta homenagem é um reconhecimento justo à contribuição da Rádio Rural ao povo mossoroense, não apenas pelo marco dos 62 anos de existência, mas também pelos relevantes serviços prestados à sociedade ao longo de sua história”, destacou o vereador Vladimir de Paula Tavares.