Câmara Municipal celebra 110 anos do Cooperativismo e lança Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo em Mossoró e na Região Oeste

por Amanda Santana Balbi publicado 03/07/2025 12h23, última modificação 03/07/2025 12h23
Câmara Municipal celebra 110 anos do Cooperativismo e lança Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo em Mossoró e na Região Oeste

Mesa da audiência pública em celebração aos 110 anos do cooperativismo em Mossoró. Foto: Cláudio Júnior/CMM

A Câmara Municipal de Mossoró realizou uma audiência pública com o tema Cooperativismo, oportunidades e desafios em Mossoró e na região oeste, nesta quinta-feira, 03 de julho. A audiência foi uma proposição do vereador Ozaniel Mesquita (UB) e reunião empresários, políticos e representantes de universidades e cooperativas.

“As cooperativas são instrumento de desenvolvimento econômico de nossa cidade e merecem todo o reconhecimento e apoio de nós, representantes do Poder Legislativo municipal”, defendeu o presidente da Câmara, vereador Genilson Alves (UB).

Na ocasião, a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo em Mossoró foi lançada. Presidida pelo vereador Kayo Freire (PSD), a Frente tem como objetivo incentivar o crescimento e debater soluções para as cooperativas da cidade.

A audiência também celebrou os 110 anos do cooperativismo em Mossoró e rendeu homenagens à família de Tércio Rosado, criador da primeira cooperativa do município. “Instituímos a medalha do cooperativismo Tércio Rosado, que homenageará, em solenidades, pessoas e instituições que incentivam o cooperativismo. Hoje também entregamos uma Moção de Reconhecimento ao legado da família de Tércio Rosado ao seu neto, Tércio Rosado filho”, explicou Ozaniel Mesquita, propositor da comenda.

Formação

Na audiência, a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Cicília Maia, ressaltou a criação recente de um curso técnico voltado para formar profissionais capazes de desenvolver cooperativas. “É uma formação importante que vem para incentivar a atuação de jovens em suas comunidades através da compreensão de como podem desenvolver o cooperativismo”, explicou.

Encaminhamentos

Ao final do evento, alguns encaminhamentos foram propostos, como a criação de um Dia Municipal do Cooperativismo, lei para inserção de aula comemorativa sobre cooperativismo nas escolas municipais, reconhecimento público do cooperativismo como movimento cultural e criação de câmara temática em apoio ao cooperativismo na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Mossoró. “São quatro encaminhamentos importantes que visam celebrar, incentivar e aumentar a compreensão sobre a importância do cooperativismo para  o desenvolvimento social, cultural e econômico de nossa cidade, explicou Alexandre Dantas, presidente do Proturismo.