Câmara Municipal celebra 140 anos da abolição da escravidão em Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 25/09/2023 12h38, última modificação 25/09/2023 12h38
Solenidade será realizada no dia 28 de setembro

A Câmara Municipal de Mossoró vai realizar uma sessão solene em comemoração aos 140 anos da abolição da escravatura em Mossoró. A solenidade será realizada na quinta-feira, 28 de setembro, às 9h, no plenário da Casa.

Na ocasião, 34 personalidades receberão títulos, troféus e medalhas em reconhecimento à trabalhos desenvolvidos em prol da cidade de Mossoró. A solenidade alusiva a abolição da escravatura já é uma tradição do Poder Legislativo mossoroense.

História

A abolição da escravidão em Mossoró ocorreu em 30 de setembro de 1883, cerca de cinco anos antes da Lei Áurea, que aboliu a escravidão em todo o país em 13 de maio de 1888.

Um dos principais fatores que levaram à antecipação da abolição em Mossoró foi a forte presença de abolicionistas na região, incluindo líderes políticos, intelectuais e membros da sociedade civil. Eles promoveram campanhas e debates sobre a necessidade de acabar com a escravidão e conseguiram conquistar o apoio de muitos moradores da cidade.

A abolição da escravidão em Mossoró, embora tenha ocorrido antes da Lei Áurea, foi uma vitória local e não representou o fim da escravidão em todo o país. No entanto, esse evento é um exemplo importante da luta pela liberdade em diferentes partes do Brasil durante o século XIX.