Câmara realiza primeira reunião da Frente Parlamentar do Turismo, Cultura e Artesanato em Mossoró
A Câmara Municipal de Mossoró realizou, nesta segunda-feira (08), a primeira reunião da Frente Parlamentar do Turismo, Cultura e Artesanato (FPTCA). Presidida pelo vereador Kayo Freire (PSD), a frente nasce com o objetivo de debater e propor políticas públicas voltadas para o fortalecimento desses setores em Mossoró.
Em seu pronunciamento de abertura, o presidente destacou a importância da iniciativa.
“Criação dessa frente é um marco para nossa cidade. Mossoró é terra de pioneirismo e resistência, marcada por rica história e criatividade de seu povo. O turismo, aliado à produção artesanal e à efervescência cultural, deve ser visto como motor de crescimento. Nosso propósito é articular instituições e órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal, criando um fórum permanente de escuta, proposição e ação”, afirmou.
A reunião inicial foi dedicada à escuta das instituições participantes, com encaminhamentos para a construção do cronograma de atividades da frente.
Propostas apresentadas
O presidente da Proturismo, Alexandre Dantas, defendeu a criação de um ente municipal para a promoção do turismo.
“Precisamos de um projeto de lei que garanta, de forma específica, a promoção do turismo em Mossoró. Também é fundamental levar o espetáculo Chuva de Bala para outras cidades polos, ampliando a divulgação do nosso potencial cultural”, sugeriu.
Representando a reitora da UERN, professora Cicília Maia, a docente Salete Gonçalves destacou o papel da universidade no desenvolvimento local.
“Estamos à disposição para dialogar e contribuir. Um exemplo é o projeto de inventariação da oferta turística, que já realizamos em municípios como Serra do Mel, Tibau e Felipe Guerra. Nossa proposta é aplicar o inventário em Mossoró, criando um calendário de ações. Também atuamos em capacitação para empresas e artesãos, auxiliando na divulgação e promoção de produtos”, explicou.
A secretária municipal de Cultura, Janaína Holanda, representando a Prefeitura de Mossoró, reforçou a importância da construção coletiva.
“Precisamos de políticas públicas efetivas, integradas e duradouras, que cheguem na vida das pessoas. Temos potencial cultural, turístico e artesanal. É preciso dar oportunidade. Um exemplo foi a divulgação da agenda cultural da cidade, que começou a ser realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, e que já ampliou o alcance de ações realizadas pelos artistas locais”, destacou.
Encaminhamentos
Ao final da reunião, ficou definido que as propostas apresentadas serão filtradas pela equipe da frente parlamentar e integradas ao planejamento das próximas reuniões. A FPTCA disponibilizou o e-mail fptca.mossoro@gmail.com para o envio de contribuições da sociedade civil e das instituições envolvidas.
“Esse é apenas o começo. Queremos transformar a frente em espaço de construção permanente, ouvindo a sociedade e apontando soluções para fortalecer o turismo, a cultura e o artesanato em Mossoró”, concluiu o presidente Kayo Freire.