Câmara realiza sessão solene “Mossoró de Toda Fé” em homenagem aos Povos e Comunidades Tradicionais

por Amanda Santana Balbi publicado 13/11/2025 19h35, última modificação 13/11/2025 19h37
Câmara realiza sessão solene “Mossoró de Toda Fé” em homenagem aos Povos e Comunidades Tradicionais

Apresentação durante solenidade Mossoró de Toda Fé. Foto: Cláudio Júnior/CMM

A Câmara Municipal de Mossoró realizou, nesta quinta-feira (13), a sessão solene “Mossoró de Toda Fé”, uma iniciativa da vereadora Plúvia Oliveira (PT) em homenagem aos Povos e Comunidades Tradicionais do município. O evento destacou a importância do respeito à diversidade religiosa e cultural, e reuniu representantes de terreiros, movimentos sociais e instituições públicas.

Durante a solenidade, a vereadora Plúvia Oliveira ressaltou que a sessão marca um momento histórico para o Legislativo mossoroense. “Historicamente, é uma cultura que sofre preconceitos. Pela primeira vez, a Câmara Municipal celebra uma solenidade com este tema, reafirmando o compromisso com o combate à intolerância religiosa e ao racismo que ainda afetam as religiões de matriz afro e ameríndica”, afirmou.

A vereadora também anunciou a intenção de lançar um Plano Municipal de Igualdade Racial, com o objetivo de promover políticas públicas voltadas ao enfrentamento do racismo e à valorização das comunidades tradicionais. “Hoje vejo esta Casa repleta de povo com sua liberdade religiosa. Pessoas que precisam ter voz e vez. Precisamos de uma legislação que garanta o desenvolvimento e o reconhecimento dessas comunidades”, acrescentou Plúvia.

A programação contou com apresentações culturais e a presença de representantes de religiões como a Umbanda e o Candomblé. Na ocasião, foram entregues medalhas, troféus e títulos de cidadão mossoroense a líderes e representantes de terreiros da cidade e também para pesquisadores e pessoas que contribuem de alguma forma a favor da preservação da cultura e religiões de matriz africana.

Falando em nome dos homenageados, Alex Romão, do Ilê Axé Oba Olorum, expressou emoção e gratidão pela homenagem. “Este é um momento muito especial para todos nós. Quem somos? Para muitos, somos os desconhecidos, para outros, os ignorados. Mas aqui, nesta sessão, resolvi dizer quem somos: somos os cuidadores de Oxóssi, cuidamos da natureza, somos a força de Ogum. Mesmo menosprezados, nunca desistimos”, declarou.

Foram homenageados na solenidade:

  • Medalha do Mérito “Chico Guilherme” – Jonnatan Vitor da Cunha Silva (autor: vereador Cabo Deyvison)

  • Medalha de Reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró – Rosário Pedro de Freitas Neto (autor: vereador Jailson Nogueira)

  • Troféu “Vidas Negras” – José Neto de Almeida (autor: vereador John Kenneth)

  • Título de Cidadão Mossoroense – Francisco Welligton Lima de Oliveira (autora: vereadora Marleide Cunha)

  • Medalha “Amílcar Fernandes de Souza” – Sebastiana Pereira da Silva – Dona Bastinha; José Alves da Silva – Pai Dedé de Xangô; Ítalo Vinícius Rodrigues Soares – Pai Ítalo de Iansã; Wosterley Douglas Ferreira de Oliveira Guyráuna – Juremeiro Douglas do Mestre Zé da Virada; Alex dos Santos Romão – Ilê Axé Oba Olorum; Allan Itanailton Antonino de Oliveira – Babalorixá do Ilê de Xangô; Adelgimar Domingos da Silva – Artesão e fundador do Maracatu Reis de Paus; Antônia Lúcia da Silva – Tony Silva; Everlaine Cristiane Rocha de Oliveira – Cabocla de Jurema; Luzenice Paula de Souza – Dirigente espiritual do Ilê Oyó Asé Osún Opará; Francisca Lenilda da Silva e Luzinete Laurinda Santos de Medeiros (autora: vereadora Plúvia Oliveira e Mesa Diretora)

  • Medalha de Reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró – Professora Maria Ivonete Soares Coelho (autora: vereadora Plúvia Oliveira)

  • Troféu “Vidas Negras” – Eliane Anselmo da Silva (autor: vereador Vladimir)

  • Medalha de Reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró – Fórum das Comunidades Tradicionais de Matriz Afro-Ameríndia (autora: Mesa Diretora)

  • Medalha de Reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró – Jeferson dos Santos Galdino – Pai Jeferson de Paulina (autor: vereador Vavá)