Câmara realiza Sessão Solene para homenagear protagonistas do Mossoró Cidade Junina
José Antônio da Silva - o Mestre Concriz do Coco, homenageado durante a solenidade. Foto: Cláudio Júnior/CMM
A Câmara Municipal de Mossoró realizou, nesta quinta-feira (5), Sessão Solene em homenagem às pessoas que tornam possível a realização do Mossoró Cidade Junina (MCJ). A cerimônia destacou ainda o papel fundamental daqueles que trabalham nos bastidores, profissionais e agentes culturais que, longe dos holofotes, são responsáveis pela grandiosidade de um dos maiores eventos juninos do Brasil.
Durante a solenidade, o prefeito Allyson Bezerra (UB), que foi agraciado com uma medalha de honra ao mérito cultural Vingt-um Rosado, sugeriu que o evento passe a integrar, anualmente, a programação oficial do Mossoró Cidade Junina: “Minha sugestão é que todos os anos, na semana que antecede o Pingo da Mei Dia, realizemos uma Sessão Solene como esta. É fundamental reconhecer quem está nos bastidores, trabalhando muito antes do evento acontecer na avenida. São pessoas invisíveis para as TVs, rádios e redes sociais, mas que deixam sua marca com dedicação. A maior satisfação delas é saber que o Mossoró Cidade Junina acontece com o trabalho delas”.
O presidente da Câmara, Genilson Alves (UB), classificou o momento como histórico: “É um orgulho fazer parte deste evento, que é reconhecido nacionalmente e que projeta Mossoró como referência no calendário cultural do Brasil. Agradeço a todos os vereadores que integram esta história e a todos que contribuíram para que Mossoró chegasse onde está hoje”.
O vereador Kayo Freire (PSD), que foi o propositor da solenidade, também ressaltou a importância econômica e cultural do Mossoró Cidade Junina: “Este é um evento que fomenta a economia e valoriza a cultura local. Por isso estamos homenageando as pessoas que contribuíram e continuam contribuindo com esse grande evento, que posso afirmar ser um dos maiores do Brasil”.
Falando em nome dos homenageados, o ex-vereador Francisco Carlos destacou a emoção e a honra de receber o reconhecimento: “É uma honra ser homenageado e reconhecido neste momento”.
Ao todo, 47 pessoas, entre artistas, integrantes de quadrilhas juninas, secretários, agentes culturais, secretários municipais, políticos e pequenos empresários foram agraciados com honrarias em reconhecimento ao trabalho prestado ao MCJ.