Câmara reforça campanha contra câncer em Mossoró

por Regy Carte publicado 26/10/2022 11h35, última modificação 26/10/2022 12h00
Sessão do Outubro Rosa, hoje (26), defendeu melhor assistência à saúde e homenageou voluntários (a) e pacientes
Câmara reforça campanha contra câncer em Mossoró

Mesa dos trabalhos da sessão solene em homenagem ao Outubro Rosa, hoje (26), na Câmara (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em sessão solene comemorativa ao Outubro Rosa, hoje (26), a Câmara Municipal de Mossoró reforçou a campanha contra o câncer de mama e o de colo do útero. A cerimônia defendeu reforço no combate à doença, homenageou pacientes e reconheceu o trabalho de profissionais e voluntários (a) no enfrentamento ao câncer.

Propositora da solenidade, a vereadora Larissa Rosado (União Brasil) considerou o evento símbolo de atenção ao câncer no município e pediu mais apoio a entidades do setor oncológico em Mossoró.

É o caso, segundo ela, da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) e do Hospital Wilson Rosado. “Também é preciso fortalecer o SUS para universalizar o acesso a consultas e a exames”, defendeu.

A vereadora Carmem Júlia (MDB) reivindicou aplicação de lei, de sua autoria, que prioriza consultas médicas e exames para portadores (a) de câncer. “Aproveito para cobrar atualização de repasses da Prefeitura de Mossoró à Liga de Combate ao Câncer”, pleiteou.

Carmem Júlia também defendeu retorno a Mossoró da Carreta Sesc Saúde da Mulher, que atendeu cerca de duas mil mulheres na cidade, em 2021.

Por sua vez, a vereadora Marleide Cunha (PT) anunciou destinação de recursos à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mossoró e Região, por meio de emenda impositiva do seu mandato ao Orçamento da Prefeitura.

“O Poder Público tem obrigação de apoiar e dar condições ao direito à saúde para as pessoas e nós, enquanto agentes políticos, temos que fazer a nossa parte”, observou.

Homenagens

Na sequência, a cerimônia entregou Menção Honrosa da Câmara Municipal a 21 mulheres (lista abaixo), por indicação dos vereadores e vereadoras, em reconhecimento à luta delas contra o câncer de mama no município.

A sessão solene faz parte do encerramento da campanha Outubro Rosa em Mossoró e reuniu parlamentares, profissionais de saúde, voluntários (a), familiares das homenageadas, entre outras pessoas. Por acordo de bancadas, substituiu a sessão ordinária desta quarta-feira.

A campanha

Criado no início da década de 90, o Outubro Rosa tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil, onde foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021.

HOMENAGEADAS

Liduína Maria de Oliveira Monte

Autora: vereadora Carmem Julia (MDB)

Maria Edileusa Campos de Medeiros