Campanha da Fraternidade: audiência reafirma papel da educação

por Regy Carte publicado 23/03/2022 17h00, última modificação 23/03/2022 17h00
Campanha da Fraternidade: audiência reafirma papel da educação

Audiência pública sobre Campanha da Fraternidade 2022, na tarde desta quarta-feira, 23, no plenário da Câmara (foto: Edilberto Barros/CMM)

A Câmara Municipal de Mossoró reiterou a importância da educação, na audiência pública, hoje (23), sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2022: “Fraternidade e Educação”. Com a presença de autoridades políticas e eclesiásticas, a reunião dialogou sobre a realidade educativa em Mossoró e no Brasil. O Poder Legislativo se comprometeu em priorizar pautas que fortaleçam a educação no município.

Propositor da audiência pública, o vereador Costinha (MDB) reafirmou compromisso com a educação e se disse feliz em propor a audiência. “Felicidade, primeiro, por ser filho de educadora, que dedicou grande parte da sua vida; e, segundo, por representar a Igreja Católica e o povo na Câmara”, disse.

O bispo dom Mariano Manzana agradeceu à Câmara pela iniciativa. Pediu reza pelo fim da guerra Rússia x Ucrânia e arrematou: “Educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. O mundo não muda com a guerra. O mundo muda com a educação, educação além da escola”.

O vice-reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Roberto Vieira Pordeus, tratou a educação como principal forma de inclusão social, e defendeu mais valorização ao profissional da educação.

Secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar considerou o tema providencial em razão da pandemia de Covid-19, que fechou escolas por quase dois anos. E anunciou oficialização, a partir de hoje, do Programa de Recomposição de Aprendizagens na rede municipal de ensino.

Heitor Pinheiro, representante da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), destacou o papel da instituição e outras organizações de ensino. Eliete Vieira, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), disse que relacionar educação e fraternidade é essencial para uma sociedade mais humanizada.

Também se pronunciaram, na audiência pública, professor Aldo Firmino; representante do ensino público; padre Márcio Bezerra, representando a Faculdade Católica do Rio Grande do Norte; vereadoras Larissa Rosado (PSDB), Marleide Cunha (PT), sindicalista João Morais, ex-vereador Petras Vinícius e o presidente da Câmara, Lawrence Amorim (Solidariedade).

Também participaram da audiência pública vereadores, vereadoras, representantes de escolas, comunidades, movimentos pastorais, universidades, servidores da área de educação, entre outros.

Campanha da Fraternidade tem origem potiguar

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, Rio Grande do Norte. O pioneirismo foi lembrado pelo bispo bom Mariano Manzana, na audiência pública da Câmara Municipal.

A Campanha da Fraternidade possui três objetivos permanentes: Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho.

Também objetiva renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja).

Educação

Em 2022, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Seu início se dá na abertura da Quaresma, dia 2 de março, na Quarta-Feira de Cinzas.

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.