Candidato pede transparência em eleição do Conselho Tutelar

por Alessandro Dantas publicado 27/09/2023 12h11, última modificação 27/09/2023 12h11
Na Tribuna Popular, José Ilton repudia método escolhido pela Comissão Eleitoral, que adotará sistema híbrido de votação
Candidato pede transparência em eleição do Conselho Tutelar

Tribuna Popular: Transparência em eleições para o Conselho Tutelar 2023 (foto: Edilberto Barros/CMM)

Em pronunciamento no projeto Tribuna Popular, hoje (27), o candidato à vaga de conselheiro tutelar José Ilton Nolasco cobrou maior transparência no processo eleitoral para o Conselho Tutelar. Segundo ele, a comissão eleitoral tem tomado medidas que têm desorganizado o pleito. 

José Ilton Nolasco destacou que, em Mossoró, será adotado modelo híbrido de votação, ou seja, o pleito ocorrerá tanto com votação em urnas eletrônicas como também em urnas de papelão, com voto impresso. Outro fator que preocupa, segundo o candidato, é que o sistema agregou eleitores da 33ª e 34ª zona eleitoral em poucos locais de votação. 

“Muitos eleitores terão dificuldades em participar do pleito, por que ficou a cargo dos candidatos o repasse dessa informação. A informação sobre a conjugação de escolas foi repassada apenas aos candidatos, como também a questão do modelo híbrido na votação, diferentemente do que ocorreu na eleição de 2019”, afirma.

De acordo com José Ilton, a Comissão Eleitoral teve tempo suficiente para tomar decisões que mudam as regras do pleito, porém só no dia 18 de setembro se reuniu com candidatos e repassou tais informações. O candidato alerta que, em virtude do modelo híbrido, haverá risco de haver voto duplo por eleitor. 

“Fiz uma contestação à Comissão Eleitoral em razão dessas decisões, porém ainda não obtive resposta. É preciso maior publicidade nas informações repassadas. Isso traz segurança para o processo eleitoral”, frisa.