Carmem Júlia apoia movimento em favor da educação e saúde das pessoas com deficiência

por Sérgio Oliveira publicado 04/05/2022 12h39, última modificação 04/05/2022 12h39
Pais e mães protestam contra descaso, no Centro Administrativo

Vereador Carmem Júlia. Foto: Edilberto Barros/CMM

A falta de professores auxiliares na rede municipal de ensino em Mossoró para apoiar alunos com deficiência depois da retomada das aulas presenciais, segue na pauta de preocupação de pais e mães nessa situação. Na manhã desta quarta-feira, 04, um grupo foi ao Centro Administrativo realizar um ato de protesto contra o descaso e o movimento recebeu o apoio da vereadora Carmem Júlia (MDB).

A parlamentar manifestou sua preocupação em forma de apoio, protesto e pedido para que a situação seja resolvida o mais breve possível. “Passei para apoiar os pais e mães de deficientes que estão tendo o direito da educação negado e que estão fora da sala de aula por falta de professor auxiliar”, protestou a vereadora fazendo uso da palavra em sessão na Câmara Municipal. São cerca de 1.000 crianças que estão com o seu direito de estudar sendo negado por falta de assistência do município.

Diferente do discurso de que as inscrições são abertas e não existem interessadas, a vereadora Carmem Júlia passou um dado interessante que pode ser o real motivo da falta de interesse. “Aqui se fala tanto da gestão passada e, ouvindo um pai de uma criança autista, ele me disse que na gestão anterior não faltavam auxiliares e esses professores recebiam 80% do salário mínimo, e hoje a prefeitura paga somente 50%, também de um salário mínimo”, narrou. Lamentou a vereadora que esses pais, mães e seus filhos passem por tudo isso depois de dois anos de pandemia e esperavam encontrar tudo resolvido na retomada das aulas presenciais.

A vereadora também presenciou no local do protesto uma mãe de criança autista bastante agitada. “Ela, a criança, queria ficar na escola e não tinha como. A mãe que segurava o filho dentro do carro disse que não iria desistir da cobrança e vai continuar insistindo para que seu direito seja retomado”, reforçou. A vereadora aproveitou para pedir também, junto à secretaria de saúde, mais assistência com fonoaudiólogo, fisioterapeuta e até mesmo o reforço com profissional neuropediatra, apenas um não tem conseguido suprir a demanda.

Carmem Júlia reforça o apelo às duas secretarias, saúde e educação, para que não deixem essa população sem apoio, inclusive chama os demais vereadores de oposição ou da base do prefeito Allyson para reforçar a luta, afinal isso não é favor, educação é obrigação. “Sem esquecer a zona rural que precisa do auxílio e atenção do poder público que também ficou sem assistência”, lembrou. Carmem Júlia reforça esse apelo, pois é preciso melhorar e muito, disse ela, a educação e saúde das pessoas com deficiência para, com esse gesto, finalmente falar em inclusão.