Carmem Júlia destaca sinais de reação da economia de Mossoró

por Regy Carte publicado 24/08/2021 13h06, última modificação 24/08/2021 13h06
Vereadora lista ações e empreendimento para justificar otimismo
Carmem Júlia destaca sinais de reação da economia de Mossoró

Vereadora Carmem Júlia em pronunciamento na sessão desta terça-feira, 24 (foto: Edilberto Barros/CMM)

A vereadora Carmem Júlia (MDB) vê de forma otimista a economia de Mossoró. Apesar da crise econômica, agravada pela pandemia de Covid-19, a parlamentar identifica sinais de reação. Ela apresentou o ponto de vista, em pronunciamento na Câmara Municipal, na sessão desta terça-feira (24).

Como exemplo, citou o voo inaugural do trecho Mossoró-Natal, operado pela Azul Linhas Aéreas, o que possibilita a ampliação do turismo e da logística na cidade.

Segundo Carmem Júlia, o mercado imobiliário também retoma atividades. Registra o lançamento do Conjunto Cidade Verde, da Casa Nova Construções, que gerará cerca de dois mil empregos diretos e indiretos.

Também anota o início das obras do Condomínio das Américas, da construtora Embraco, com investimento de R$ 120 milhões de reais e expectativa de geração de 200 empregos. E o lançamento de dois novos empreendimentos em Mossoró da construtora Massai, assim como projetos habitacionais das construtoras Repav, WSC, A&C Construções e Olinda Empreendimentos.

Aquecimento

“Mossoró hoje é um canteiro de obras, tanto públicas quanto privadas, e isto mostra o crescimento da nossa cidade, assim como a geração de emprego e renda”, observa a vereadora.

Ela se refere também ao futuro Polo Cloroquimico Koyo, cujo protocolo de intenções já foi assinado com a Prefeitura. O projeto terá investimento inicial de 2,5 bilhões de dólares e geração de 2.500 empregos diretos e até 7 mil empregos indiretos.

“Também há um grupo espanhol, o ABG Mineração Ltda., que instalará uma fábrica de cimento em Mossoró, e a conhecida Nassau, que anunciou o aumento da sua produção, gerando mais empregos para nossa cidade”, destaca.

Carmem Júlia cita ainda a empresa Zinc Fundação de Metais, que busca ocupar o prédio da Porcelanatti, há anos abandonado e alvo de reversão para o município, o que dará nova destinação para aquele empreendimento.

Outros investimentos

“Destacamos também a AeC, empresa call center, que tenho orgulho em dizer que se instalou aqui no período em que Izabel Montenegro, minha mãe, era secretária de Desenvolvimento Econômico do município, empresa que contratará mais 800 empregados, ultrapassando o número de 4 mil contratados”, anota.

Carmem Júlia registrou ter pleiteado, com os vereadores Cabo Tony Fernandes (SD) e Lawrence Amorim (SD), doação de terreno para a empresa Mossoró Pré-Moldados, que deverá gerar de 60 a 100 empregos, que se somarão aos 230 já em atividade.

“Importante falar também sobre o Painel de Empregos, disponibilizado no site da Prefeitura Municipal de Mossoró, que hoje conta com 117 oportunidades de empregos e 46 empresas parceiras conveniadas”, informa.

Reconhecimento

A parlamentar atribui o momento positivo, também, ao esforço do Poder Público. “Parabenizamos o prefeito Allyson Bezerra e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Franklin Filgueira, que vêm desenvolvendo, juntos, a retomada da economia da nossa cidade”, reconhece.

Carmem Júlia também exalta a Agencia de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN RN), que, este ano, já injetou, no mercado local, R$ 1 milhão e 600 mil.

Registrou ainda que, ontem (24), a governadora Fátima Bezerra esteve em Mossoró e anunciou a liberação de crédito de mais R$ 321 mil, beneficiando em torno de 60 empreendedores formais e informais, além da ampliação do CredMais, que passa a contar com uma linha especial para a agricultura familiar, totalizando um investimento de 4,77 milhões nos próximos 12 meses.

“Parabenizamos também o Governo do Estado por disponibilizar esse crédito, enaltecendo principalmente o PROEDI (Programa de Estimulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte), programa de incentivo fiscal que proporciona descontos de até 95% na alíquota do ICMS, maior abatimento entre todos os estados brasileiros”, frisa.

Por fim, Carmem Júlia destacou recente audiência com a Superintendência da Caixa Econômica Federal, em Natal, quando foi informada sobre a perspectiva de abertura de agência de crédito rural em Mossoró.