Carmem Júlia lembra que contribuinte do IR pode ajudar projetos sociais

por Sérgio Oliveira publicado 23/03/2022 11h57, última modificação 23/03/2022 11h57
Lei permite transferir parte do valor declarado
Carmem Júlia lembra que contribuinte do IR pode ajudar projetos sociais

Vereadora Carmem Júlia. Foto: Edilberto Barros/CMM

Um gesto de cidadania. Com essa proposta, a vereadora Carmem Júlia (MDB) aproveitou o momento de Declaração do Imposto de Renda para que os contribuintes mossoroenses possam ajudar em alguns projetos sociais. Usando a tribuna durante a sessão da quarta-feira, 23, a parlamentar sugeriu que os segmentos do município que prestam assistência às crianças, adolescentes e idosos, possam ser beneficiados. 

De acordo com as normas vigentes, o contribuinte que ainda não fez a sua Declaração do Imposto de Renda tem a chance de ajudar, doando 3% diretamente do Imposto Devido aos Fundos de idoso ou da Criança e do Adolescente e podendo indicar a Instituição desejada. De acordo com a proposta, ao invés de pagar 100% do imposto devido, você paga 3% como doação e 97% como imposto. “Já tratei do assunto no ano passado nesta Casa, mas devido a sua importância volto ao tema e peço o apoio de todos”, comentou a vereadora, sugerindo aos colegas vereadores que façam a doação e divulguem essa informação em suas redes sociais. 

Ao tomar a decisão de fazer a doação, acrescenta Carmem Júlia, o contribuinte saberá do valor de imediato, já que o próprio sistema calcula na mesma hora. “Converse com o seu contador ou você mesmo pode desenvolver o processo de doação, existe todo o passo a passo no sistema”, reforça. A vereadora lembra ainda que esse procedimento não gera nenhum custo extra ao contribuinte. 

De acordo com o calendário anunciado pela Receita Federal, ainda no mês de fevereiro, o prazo para a Declaração do IR anunciado ainda no mês de fevereiro, vai até 29 de abril de 2022. Lembrando ainda que após essa data, o contribuinte que apresentar a declaração receberá multa pelo atraso.