Carmen Júlia propõe vacinação para todas as mães lactantes

por Sérgio Oliveira publicado 22/06/2021 16h08, última modificação 22/06/2021 16h08
Atualmente, apenas lactantes com bebês de até 6 meses podem receber a vacina
Carmen Júlia propõe vacinação para todas as mães lactantes

Vereadora Carmem Júlia quer ampliação da vacinação de lactantes. Foto: Edilberto Barros/CMM

Com o objetivo de ampliar e fazer justiça à mãe que amamenta por um período maior, a vereadora Carmen Júlia (MDB) defende a inclusão das lactantes de crianças com até dois anos de idade. Hoje já existe um avanço com a vacinação das mães com bebê até os seis meses, porém, no entendimento da vereadora, é preciso fazer justiça às mães que amamentam por um período maior e, ao mesmo tempo. A vereadora destacou ainda que a vacinação de uma lactante acaba beneficiando os bebês com os anticorpos da mãe.

A vereadora ressaltou que a criança não pode usar máscara, por isso se ela continua sendo amamentada, por exemplo, até os dois anos precisa que sua mãe esteja imunizada. Estudos comprovam que é possível que a lactante transmita algum tipo de doença para o bebê, por isso é importante ser vacinada também contra a Covid-19. “Nós enviamos essa proposta à governadora Fátima Bezerra, pedindo inclusive o apoio da vereadora Marleide Cunha e da deputada Isolda ao nosso pleito”, comentou. Ao fazer uso da palavra, a vereadora Marleide confirmou o apoio e afirmou que já tratou do tema com autoridades do Estado.

Além da inclusão das lactantes nas ações contra a Covid-19, a parlamentar do MDB também propôs a criação de uma campanha de doação de leite. Propõe Carmen Júlia que a mãe lactante no momento da vacinação também possa doar o leite materno, quando for possível. Diante do sucesso da campanha vacinação solidária, a vereadora espera que sua proposta seja acatada, já contando inclusive com o apoio da secretária municipal de saúde, Morgana Dantas e da direção do banco de leite, através de Adilene Torquato. “Adilene inclusive propõe também a doação de frascos para receber o leite, que pode ser feito pela própria lactante ou qualquer pessoa que receba a vacina”, informa Carmen Júlia, acrescentando que esse frasco tem que ser de vidro com tampa.

Hospital

A vereadora do MDB também visitou recentemente as obras de construção do Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia. E falou sobre a estrutura que disporá o empreendimento, quando for concluído. A previsão é de que, em 2022, o hospital seja entregue a população. Essa é uma obra importante, destaca Carmen Júlia, lembrando que trará grandes benefícios para Mossoró e região. Ela confirmou que seu mandato irá fiscalizar para que os prazos sejam respeitados e, paralelamente, defenderá a instalação, no local, de uma UTI pediátrica.

Agradecer

Mais uma vez, a vereadora renovou seus agradecimentos a empresa AeC pela doação de 600 básicas para campanha vacina solidária. “Nós intermediamos esse encontro entre Prefeitura de Mossoró e essa empresa que sempre ajudou, como fez ano passado, na compra de respiradores”, destacou.  Carmen Júlia aproveitou para lembrar que a AeC abriu processo de contratação de mais 100 funcionários e concluiu recomendando para que as pessoas que precisam organizem sua documentação e procurem trabalhar nessa que é, segundo ela, uma empresa responsável e muito boa de se trabalhar.