Cidadã defende aprovação de PLs que beneficiam renais crônicos

por Alessandro Dantas publicado 13/09/2023 12h03, última modificação 13/09/2023 12h03
Na Tribuna Popular, Erana Benaia reafirma necessidade de garantir direito dos pacientes
Cidadã defende aprovação de PLs que beneficiam renais crônicos

Tribuna Popular: Defesa dos direitos de pacientes renais crônicos (foto: Edilberto Barros/CMM)

A defesa dos direitos de pacientes renais crônicos foi destaque no projeto Tribuna Popular. Em pronunciamento na Câmara Municipal, hoje (13), a cidadã Erana Benaia defendeu a aprovação do Projeto de Lei que equipara os pacientes renais crônicos às Pessoas com Deficiência (PCDs). 

Erana Benaia, que é transplantada do rim, iniciou seu discurso relembrando a aprovação do projeto que institui a Campanha de Conscientização sobre Doação de Órgãos e Transplantes em escolas da rede municipal.

O texto, aprovado na Câmara Municipal em abril deste ano, estabelece que a campanha poderá ser realizada nas escolas pela Secretaria Municipal de Educação, anualmente no mês de setembro, através de palestras com especialistas, vídeos educativos, folders informativos e/ou quaisquer mecanismos que o Executivo Municipal entender importantes para o enriquecimento da atividade.

“Quero agradecer ao autor, ex-vereador Naldo Feitosa. Espero que o projeto seja colocado em prática nas escolas neste mês de setembro, pois não há custos para o município, as ações são feitas somente através de debates e conscientização”, disse Erana. 

Pessoa com Deficiência

A outra iniciativa, mencionada no pronunciamento da cidadã, foi o Projeto de Lei n° 50/2022, de autoria da ex-veradora Larissa Rosado (União Brasil), que estabelece a equiparação dos portadores de doenças renais crônicas como pessoas com os direitos das Pessoas com Deficiência. 

Erana Benaia afirmou que essa matéria já está em vigor em vários estados, destacando a importância da iniciativa para os renais crônicos. De acordo com ela, esses pacientes sofrem com diversas limitações e precisam ter seus direitos assegurados. 

“É um projeto de grande importância, os pacientes precisam fazer tratamentos extenuantes. Existem três formas de tratamento para pessoas que perdem o rim: a diálise peritoneal, a hemodiálise e o tratamento de transplante”, afirmou.