Cidadão reivindica Unidade de Educação Infantil no Nova Vida

por Alessandro Dantas publicado 20/09/2023 12h38, última modificação 20/09/2023 12h38
Na Tribuna Popular, morador do bairro defende direito das crianças estudarem próximo às residências
Cidadão reivindica Unidade de Educação Infantil no Nova Vida

Tribuna Popular, hoje (20): Nova UEI para o Nova Vida (foto: Edilberto Barros/CMM)

A ampliação dos serviços educacionais do município foi destaque no projeto Tribuna Popular. Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta quarta-feira (20), o morador do conjunto Nova Vida Gildivan Alves da Silva reivindicou a construção de uma nova Unidade de Educação Infantil (UEI) para o bairro Dom Jaime Câmara. 

Segundo Gildivan, hoje, tal necessidade se deve devido ao bairro agregar vários conjuntos habitacionais em expansão.  O morador relembrou que, em 1985, após a enchente que atingiu a cidade de Mossoró, as casas do bairro foram entregues de maneira antecipada, sem nenhum tipo de infraestrutura para prestação de serviços públicos essenciais. 

“O Nova Vida está se tornando um complexo de novos conjuntos, que envolvem Nova Vida, Parque das Rosas, Sonho Meu, Nova Esperança, Jardim das Palmeiras, Jardim das Flores, Iraque e Planalto da Liberdade”, exemplificou. 

De acordo com Gildivan, apesar de ter cerca de 20 mil residentes, o bairro só possui a UEI Noeme Borges para atender todas as crianças da região. Segundo ele, essa situação acaba afetando o cumprimento da lei federal n° 11.700/2008, que assegura vagas nas escolas públicas mais próximas das residências para crianças a partir dos quatro anos de idade.

“É desumano ver crianças indo a pé para a escola no sol quente. Solicito união dos parlamentares e da mídia, para construir essa nova unidade educacional. O objetivo é construir a UEI no conjunto Parque das Rosas, em terreno da Prefeitura”, afirmou. 

Aval

Ainda em seu pronunciamento, Gildivan Alves destacou que o pleito tem apoio da população dos conjuntos habitacionais. O morador mencionou que, após elaborar enquete nas redes sociais, 70% dos moradores escolheram como prioridade a construção da nova UEI. 

“Também estamos elaborando um abaixo assinado, que já conta com cerca de mil assinaturas. Queremos que isso chegue a duas mil assinaturas, onde deveremos entregar cópia ao Legislativo e ao Executivo, tal número representa 10% dos residentes nestes bairros”, complementou o morador, que também sugeriu a inclusão da obra no programa “Mossoró Realiza”.