Cinquentinha cobra lei que prioriza atendimento aos idosos na saúde

por Alessandro Dantas publicado 01/11/2023 12h19, última modificação 01/11/2023 12h19
Na Tribuna Popular, cidadão advertiu sobre descumprimento da lei nº 2.592, que determina prioridade aos idosos em consultas médicas e exames de saúde
Cinquentinha cobra lei que prioriza atendimento aos idosos na saúde

Tribuna Popular: Lei que prioriza atendimento de saúde aos idosos (foto: Edilberto Barros/CMM)

Contida na lei municipal nº 5.592 de 16 de dezembro de 2009, a determinação de prioridade em consultas médicas e exames de saúde pública aos idosos foi destaque na Tribuna Popular da Câmara de Mossoró. O suposto descumprimento da legislação foi mencionado no Legislativo, hoje (1º), no pronunciamento do servidor público Raimundo Nonato Sobrinho, conhecido como “Cinquentinha”. 

É que, segundo ele, apesar de conter prazo máximo de sete dias para realização de procedimentos de saúde, aos pacientes que tenham idade igual ou superior a 65 anos, essa não é a realidade para as pessoas que buscam o serviço de saúde municipal. 

Cinquentinha citou, por exemplo, relatos de um idoso com 80 anos, que espera por uma cirurgia há mais de um ano, e também uma idosa com 66 anos, que já enfrentou quatro Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e também está precisando do procedimento cirúrgico. “A saúde pública está um caos”, disparou. 

Providências

Cinquentinha disse que, embora seja uma das leis mais importantes do município, a norma está engavetada na Câmara e no Palácio da Resistência, pois ninguém se manifesta. Em virtude disso, o cidadão afirmou que buscou apresentar a situação ao Ministério Público.

“Agendei três momentos na Tribuna para expor essa situação na Câmara, hoje é o primeiro, nas próximas semanas terão os outros”, disse, ao cobrar a afixação da legislação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) até o final do ano.