Conheça o acervo de arte da Câmara de Mossoró

por Amanda Santana Balbi publicado 12/01/2021 10h44, última modificação 12/01/2021 10h44
Pintores e escultores brasileiros ornamentam as paredes da Casa do Povo
Conheça o acervo de arte da Câmara de Mossoró

Pinturas do artista plástico Careca fazem parte do acervo de arte da CMM. Foto: Edilberto Barros/CMM

A Câmara Municipal de Mossoró possui um belo acervo de arte que ornamenta as paredes da Casa do Povo. Na recepção, obras do artista plástico Carlos Antônio de Figueiredo, mais conhecido como Careca, estão expostas para o público que visita a Câmara. Dois quadros representam a zona rural de Mossoró e outros oito, em estilo de xilogravura, fazem representações do nordeste.

Outra obra de destaque é o colorido quadro abstrato do também artista plástico mossoroense Ricardo Rodrigues. A obra é exibida na antessala da presidência da Câmara, localizada no primeiro andar do prédio.  Já sala de reuniões da presidência, o quadro exibido é da artista plástica Albetiza Leite, com uma pintura que retrata montanhas nevadas.

Na recepção do plenário da Câmara, no primeiro andar, é possível encontrar uma obra esculpida em madeira, do escultor Gilvan Almeida Vital, popularmente conhecido em Mossoró como Escravo da Arte. A escultura retrata a Santa Ceia.

Escravo da Arte foi homenageado pela Câmara Municipal de Mossoró, em 2019, quando recebeu o Troféu Gonzaga Chimbinho. A entrega do prêmio, como reconhecimento da contribuição do artista para Mossoró, foi realizada na solenidade em homenagem a Abolição da Escravatura.

A Câmara Municipal de Mossoró possui diversos projetos de valorização da cultura mossoroense, como o Câmara Cultural, que tem como objetivo realizar apresentações de artistas locais ao público. Para conferir a fotografia das obras, basta acessar o Instagram da Câmara no endereço https://www.instagram.com/camarademossoro/ .