Covid-19 e eleição municipal no foco dos vereadores em sessão

por Sérgio Oliveira publicado 26/08/2020 12h42, última modificação 26/08/2020 12h42
Avanço da doença e falta de interesse pelo pleito 2020 fomentam debate
Covid-19 e eleição municipal no foco dos vereadores em sessão

Trabalho de plenário na sessão desta quarta-feira, 26 (foto: Edilberto Barros/CMM)

A questão da Covid-19 e as eleições municipais de 2020 ocuparam o espaço durante os pronunciamentos dos vereadores, na sessão ordinária de quarta-feira (26), nos pronunciamentos dos vereadores Alex Moacir (PP) e Alex do Frango (PV). Embora com temas comuns, o foco abordado por cada edil tiveram conotações diferentes.

Começando pelo vereador Alex Moacir, o primeiro a fazer uso da tribuna, sua preocupação diz respeito à realização das eleições e o relaxamento da população em relação ao combate ao Covid-19. “No final de semana, observamos em uma cidade do interior onde as pessoas realizaram manifestação pública, em clara aglomeração, como se a Covid-19 tivesse acabado e não acabou”, destacou Alex.

Ele ainda fez questão de manifestar sua posição contrária à realização da eleição nesse momento por total falta de condições, no seu entendimento, por conta da pandemia ainda presente, mas, infelizmente, o interesse por sua realização, acrescentou Alex, é bem maior.

Lembrou que esse é apenas o período pré-eleitoral e o processo ainda irá acontecer oficialmente. Alex pediu a população para evitar aglomerações durante atividades políticas “Acrescento o apelo de, quando possível, continue em casa e assim evitar um novo crescimento do número de mortes”, disse.

Desinteresse

Seguindo a sessão, no pequeno expediente foi a vez do vereador Alex do Frango usar a tribuna, também com o tema eleições municipais. Diferente do seu antecessor, o foco agora é a falta de interesse da população pelo pleito e, em particular, na escolha do vereador.

“Pesquisa recente mostra um percentual de 70% de eleitores que dizem não saber em quem vai votar para vereador ou não votará em nenhum candidato, e isso é preocupante”, argumentou Alex, em relação ao que considerou de um percentual muito alto.

Ainda avaliando a pesquisa, o vereador Alex do Frango disse que a responsabilidade é do próprio vereador. Entende ele que esse comportamento da população pode ser o reflexo do trabalho errado que vem acontecendo na Casa Legislativa.

“Eu estou visitando e conversado com a população e, felizmente, ela tem entendido que é preciso mudar e, só o novo pode modificar esse quadro”, comentou. Alex disse que, no contato com a população, tem explicado que o sistema para quem entra na política é esmagador e, para mudar, somente com a independência dos poderes.

Concluiu, afirmando que a mudança tem que partir de dentro da própria Câmara e, só assim, a população vai sentir o poder legislativo chegando nas periferias, já que a Casa, na opinião do vereador, realiza um trabalho de muita importância, porém pouco percebido pelo povo, levando em consideração o resultado da pesquisa.