Dezembro Laranja: médica alerta para câncer de pele

por Regy Carte publicado 06/12/2023 12h14, última modificação 06/12/2023 12h14
Liliane Martins e estudantes deram dicas e anunciaram mutirão de atendimento
Dezembro Laranja: médica alerta para câncer de pele

Médica Liliane Martins e alunos participaram da Tribuna Popular (foto: Edilberto Barros/CMM)

Participante da Tribuna Popular, hoje (6), na Câmara Municipal de Mossoró, a médica dermatologista Liliane Martins divulgou a campanha Dezembro Laranja. Essa iniciativa, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), alerta para o câncer de pele e realiza mutirão de atendimento médico contra a doença.

A médica advertiu que câncer de pele é o mais frequente no Brasil. Mas informou que, quando descoberto no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura. “Estamos aqui, fazendo esse alerta, porque Mossoró tem muito sol, trazendo dicas de como se proteger e identificar lesão suspeita”, disse Liliane Martins.

Ela acrescentou haver atividades na festa de Santa Luzia, nos eventos expostos ao sol, como corridas e pedaladas, e anunciou mutirão de atendimento médico voluntário sobre câncer de pele, próximo dia 16, das 8h às 11h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Soares (vizinho à UPA Alto de São Manoel).

Dicas

Professora de Medicina da Facene, Liliane Martins trouxe à Câmara alunos do curso. Eles também falaram na tribuna e deram dicas. Informaram que lesão suspeita de câncer de pele é elevada, brilhante, cor rosa, acastanhada ou colorida, e que sangra facilmente.

Pinta preta, que muda de cor facilmente, com bordas irregulares, e feridas que nunca cicatrizam também requerem alerta. Daí, a importância do autoexame, mensalmente, para verificar existência de lesão suspeita. E, diante de qualquer indício, a orientação é de procurar atendimento dermatológico.

Sobre a proteção, as dicas básicas são evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h; procurar lugares com sombra; usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção Ultravioleta (UV), sombrinhas e barracas. E, também, aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 30, no mínimo.