Dia de luta dos profissionais de saúde é destaque na Câmara Municipal

por Sérgio Oliveira publicado 12/05/2021 14h50, última modificação 12/05/2021 14h50
Vereadora Marleide Cunha manifesta apoio aos residentes e ao Dia da Enfermagem
Dia de luta dos profissionais de saúde é destaque na Câmara Municipal

Vereadora Marleide Cunha defende profissionais da saúde. Foto: Edilberto Barros

A quarta-feira, 12, foi marcada pela luta dos profissionais de saúde em todo o Brasil. Em Mossoró, a data também foi lembrada com a realização de um dia de mobilização pela passagem do Dia Internacional da Enfermagem e de luta dos profissionais residentes da saúde pela garantia de direitos. A vereadora Marleide Cunha (PT)  levantou o tema durante o pequeno expediente da sessão ordinária, assegurando seu apoio aos pleitos da categoria.

Em sua fala, a parlamentar começou destacando a importância da presença do profissional residente nas unidades básicas de saúde. “Sabemos da importância dessas pessoas, que estão em processo de formação, no trabalho das unidades básicas, por isso apoiamos o movimento que se concentrou na Praça Vigário Antônio Joaquim. Eles cobram o pagamento, em dia, da bolsa salário, hoje em atraso”, destacou. Os residentes também lutam pelo direito à vacinação em vários municípios do país.  Apesar de estarem na linha de frente no combate a Covid-19, algumas cidades ainda não colocaram os residentes na lista prioritária para receber o imunizante.

No tocante a cidade de Mossoró, essa vacinação já foi realizada e a luta é contra a sobrecarga de trabalho e o racionamento dos equipamentos de proteção individual. Essa situação tem colocado em risco a vida desses profissionais. “Vocês são de fundamental importância para que a gente tenha uma saúde pública de qualidade, todo nosso apoio à paralisação e a greve nacional”, concluiu Marleide, fazendo referência aos residentes.

Enfermagem

Outra luta destacada pela vereadora Marleide Cunha foi o registro pela passagem nesta quarta-feira, 12, do Dia Internacional da Enfermagem. Ela lembrou que esses profissionais necessitam de reconhecimento, piso salarial nacional e garantia de direitos. Marleide reforçou que vai continuar apoiando a luta pelo piso da categoria, que tramita no Congresso Nacional.