Dia Municipal do Gari: projeto de Lei da vereadora Marleide Cunha é aprovado na Câmara

por Amanda Santana Balbi publicado 18/05/2022 10h25, última modificação 20/05/2022 08h42
Projeto estabelece o dia 16 de maio como Dia do Gari em Mossoró

Vereadora Marleide Cunha. Foto: Gab. Marleide Cunha

Por: Assessoria vereadora Marleide Cunha

Em votação na manhã desta terça, 17, PL da vereadora Marleide Cunha (PT/RN), aprovado pela unanimidade dos presentes, modifica a data anteriormente vigente, 25 de setembro, e que nunca conseguiu corresponder aos anseios e desejos da categoria. A nova data oficial passa agora a ser o dia 16 de maio, um desejo de uma década da categoria.

Mossoró, 17 de maio de 2022 – O Projeto de Lei 133/2021, de autoria do mandato da vereadora Marleide Cunha, buscava instituir o dia 16 de maio como o Dia Municipal do Gari no âmbito do município de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Embora já houvesse uma data oficial em voga, a mesma, segundo os próprios profissionais abarcados por ela, não representava a categoria como se esperava, assim como muitos sequer tinham conhecimento de sua existência.

Dessa forma, aprovada na 28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, a data comemorativa instituída pela nova Lei será destinada ao Palácio da Resistência para sanção ou veto do prefeito de Mossoró. Sendo sancionada, ela passará a integrar o calendário oficial de eventos do município. “Finalmente, repara-se um erro histórico: a nova Lei, que é de autoria do nosso mandato, faz justiça ao reconhecer a data que melhor representa e simboliza a categoria”, afirma Marleide Cunha, vereadora municipal de Mossoró, e pré-candidata ao cargo de deputada estadual do Rio Grande do Norte.

A nova Lei revoga a Lei Municipal nº 2835/2012, que utilizava-se da data 25 de setembro há quase uma década, e desde então era contestada pela categoria. “Esse reconhecimento é o mínimo que podemos oferecer à categoria, que diariamente presta um serviço essencial à manutenção e organização dos espaços públicos não apenas de Mossoró, mas de todo o país”, conclui a vereadora.

Com a aprovação, o Poder Executivo estará autorizado, sempre em 16 de maio, a realizar ou firmar parcerias para promover ações voltadas à conscientização da importância da categoria para a sociedade.

Sobre a profissão

O termo “gari” simboliza uma homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary. O mesmo, no ano de 1876, se tornou o proprietário da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do município do Rio de Janeiro. No entanto, a categoria só foi instituída em 16 de maio de 1962, data que ficou nacionalmente conhecida como o Dia do Gari.