Diretores do Colégio Cívico de Mossoró participam da Tribuna Popular

por Estela Vieira publicado 10/08/2022 11h03, última modificação 10/08/2022 11h03
Otávio Domingos Moreira Santos e Franciane Aparecida Beltoldo falam sobre o Colégio Cívico Felipe Camarão, e os impactos positivos do trabalho realizado na instituição
Diretores do Colégio Cívico de Mossoró participam da Tribuna Popular

Diretores do Colégio Cívico Felipe Camarão participam da Tribuna Popular (Foto: Edilberto Barros/CMM)

Na Tribuna Popular desta quarta-feira, 10, os diretores do Colégio Cívico Felipe Camarão usaram o tempo disponível para falar sobre a importância do colégio, que é uma parceria com o grupo da faculdade Anhanguera. O diretor Otávio Domingos afirma que o colégio recebe crianças a partir dos 04 anos de idade, e as acompanha até o ensino médio, na modalidade de ensino integral.

De acordo com o diretor da escola, a instituição busca recuperar valores que estão sendo perdidos com o tempo, como a ética e a disciplina, e usa o tempo dos alunos para a realização de atividades que influenciam em sua formação enquanto cidadãos, e o resultado tem sido satisfatório.
“Os pais têm presenciado as crianças com mais disciplina e mais comprometimento”, afirma.

A também diretora da instituição, Franciane Beltoldo, afirma que o colégio busca preparar seus alunos, desde muito cedo, para o mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo. Além disso, a diretora pontua a diferença entre o Colégio Cívico Felipe Camarão e as demais escolas de ensino integral da região.

“Quando se fala em ensino integral, as escolas trabalham o primeiro turno com as disciplinas obrigatórias, e de forma lúdica no segundo turno. Nossa proposta é aproveitar ao máximo o horário da criança e do adolescente, para desenvolver neles competências e habilidades para que eles possam enfrentar o mercado de trabalho”

Os diretores ressaltam, ainda, que toda segunda-feira tem o momento cívico, onde as crianças cantam o hino nacional, o hino do estado do RN, o hino de Mossoró e o hino da independência, com a finalidade de recuperar o civismo dessas crianças.

Comentários dos vereadores

O vereador Francisco Carlos (PP) foi o primeiro a se manifestar, e disse que quanto educador, não defenderia o modelo trabalhado no Colégio Cívico como o único de forma de ensino, mas sim como uma alternativa às famílias que desejam ofertar a seus filhos uma educação dentro desses parâmetros.

Logo em seguida, o vereador Genilson Alves (Pros) parabenizou a todos que fazem a escola, e a metodologia utilizada. O parlamentar ressaltou a importância do ensino integral na formação dos alunos, e cita o projeto de lei que implementa o empreendedorismo nas escolas de Mossoró. O parlamentar diz que o tema levado à Tribuna é muito importante, e traz resultados tanto a curto, quanto a longo prazo, e que Mossoró tem que ver esse formato com bons olhos, para então expandi-lo.

Os comentários finalizaram com a palavra do vereador Nicó Fernandes (CIDADANIA), que parabenizou os diretores pela iniciativa, e afirmou que a educação começa em casa.