Educação na zona rural e reajuste dos professores é tema de debate pelo vereador Francisco Carlos

por Amanda Santana Balbi publicado 15/03/2022 11h48, última modificação 15/03/2022 11h48
Vereador questiona aumento real e solicita professores formados em educação no campo para zona rural

Vereador Francisco Carlos. Foto: Edilberto Barros/CMM

O vereador professor Francisco Carlos (PP) questionou a publicidade realizada em relação ao aumento concedido pela Prefeitura de Mossoró para os professores da rede pública municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, com a forma de pagamento, os professores vão perder valores.

“Uma professora me procurou e fizemos o cálculo. Até novembro de 2023 ela vai perder cerca de 30 mil reais. Outros professores vão perder mais ou menos, dependendo dos vínculos. É importante colocar as coisas nos seus devidos lugares. Os professores aceitaram o reajuste e não questionamos isso, mas não somos ingênuos, sabemos fazer as contas, e a realidade é que eles não receberão o aumento efetivo de 33%”, afirmou.

Campo
Outro ponto levantado pelo vereador é sobre uma emenda, apresentada por ele, para que nos próximos concursos municipais para professores, os educadores destinados às escolas da zona rural de Mossoró tenham como formação exigida os cursos de Pedagogia da Terra pela UFERSA, Educação do Campo, pela UERN ou similares.

O vereador pediu apoio dos demais vereadores para a aprovação. “Queremos garantir que aqueles professores e professoras destinados à zona rural estejam realmente preparados para os estudantes da zona rural. Para o campo, o professor tem que ter vontade e desejo e verdadeiro conhecimento para atender as necessidades dos alunos, que são diferentes dos estudantes da zona urbana”, explicou Francisco Carlos.

Esta é a segunda vez que o vereador tenta a aprovação da emenda. “A primeira foi em dezembro de 2020, mas os vereadores disseram que deveríamos esperar para 2021. Aguardei 2021, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Mossoró aprovou e disse que a emenda não é inconstitucional. E hoje trago novamente essa emenda que só vai beneficiar os estudantes do campo”.